Bem-Vind@s ao X Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste/ X Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/PE/ III Simpósio de Políticas Públicas e Gestão da Educação do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional (DAEPE/UFPE)

Apresentação

O X Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste/ X Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/PE/ III Simpósio de Políticas Públicas e Gestão da Educação do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional (DAEPE/UFPE) ocorrerá no período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2018, nas dependências do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. O evento será promovido, em regime de coparticipação, pela ANPAE Nacional, ANPAE Nordeste, ANPAE Seção Pernambuco, DAEPE/UFPE e Programa de Pós-Graduação em Educação da  UFPE.

O objetivo do evento é refletir sobre as políticas educacionais e de gestão da educação na perspectiva da construção da qualidade do ensino, por meio do debate e da socialização de pesquisas científicas e experiências educacionais.

O evento visa reunir pesquisadores, professores da educação superior, especialmente dos programas de pós-graduação, professores da educação básica, estudantes de pós-graduação, gestores, analistas em gestão da educação, técnicos dos sistemas de ensino, e a comunidade em geral, para debater e trocar experiências no campo da gestão da educação.

Os debates em torno do tema central   - Políticas Educacionais e Conjuntura Nacional: impactos, tensões e perspectivas – terão como foco a formulação, execução e avaliação das políticas educacionais, o exercício da gestão escolar, as práticas pedagógicas inovadoras  e a formação dos profissionais da educação, tendo como pano de fundo o Plano Nacional de Educação (2014-2024).

O evento propiciará um espaço estimulante para o debate de ideias e a proposição de princípios e práticas de gestão que se coadunem com o fortalecimento da democracia e com a formação cidadã dos educadores.

Esperamos que todas as atividades previstas possam contribuir com o crescimento quantitativo e qualitativo de nossa área, bem como à diversificação que tal crescimento apresenta. Confiamos também que o Seminário contribua para o intercâmbio da comunidade científica regional, com efetiva afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação nos estados e instituições envolvidas. Os seminaristas terão acesso livre aos trabalhos apresentados no Seminário.

Coordenação do Seminário

Tema do evento:

Políticas Educacionais e Conjuntura Nacional: impactos, tensões
e perspectivas.
.

Grupos de Trabalho

  • Eixo 01 – Políticas e gestão da educação.
  • Eixo 02 – Currículos e práticas pedagógicas.
  • Eixo 03 – Trabalho e formação docente.

Calendário

Início das Inscrições para o X Seminário com ou sem comunicação

01/09/2018

Data limite para quitação da anuidade 2018 visando a Inscrição no Seminário
para quem apresentar Comunicação Oral (Resumo Expandido)

30/08/2018

Envio dos resumos expandidos

30/07/2018 a 24/09/2018

Avaliação dos resumos expandidos pelo Comitê Científico

20/09/2018 a 14/10/2018

Divulgação dos resultados dos resumos expandidos aprovados

14/10/2018

Prazo limite para Inscrição no evento sem apresentação de comunicação

17/10/2018