EDITOR
- Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
EDITOR ASSOCIADO
- Sabrina Moehlecke - Editora Associada
CONSELHO EDITORIAL
- Fernando Reimers, Harvard University, Cambridge, Estados Unidos da América do Norte
- Inés Aguerrondo, Universidad de San Andrés (UdeSA), Buenos Aires, Argentina
- João Barroso, Universidade de Lisboa (ULISBOA), Lisboa, Portugal
- João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Brasil
- Juan Casassus, Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Santiago, Chile
- Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Steven J Klees, University of Maryland (UMD), Maryland, Estados Unidos da América do Norte
REVISOR TEXTUAL
REVISORA TEXTUAL DE LÍNGUA INGLESA
REVISORA TEXTUAL DE LÍNGUA ESPANHOLA
DESIGNER GRÁFICO
ARTE
- Samára Assunção Valles Jorge, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Brasil
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- ACESSO AO SISTEMA OJS DE SUBMISSÃO E ACESSO À REVISTA
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- ISSN versão impressa: 1678-166X
- ISSN versão eletrônica: 2447-4193
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POLÍTICA EDITORIAL
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) é uma publicação quadrimestral da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo difundir estudos e experiências educacionais e promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã. A RBPAE vem sendo publicada desde 1983 e é distribuída aos associados efetivos da ANPAE, a assinantes individuais e institucionais, a bibliotecas e, mediante vendas avulsas, a pessoas e instituições que apresentam solicitações específicas. O público leitor da RBPAE é constituído de educadores e gestores educacionais, especialistas dos sistemas de ensino e formuladores de políticas públicas de educação, estudantes e professores universitários e dirigentes de escolas, universidades e outros espaços de aprendizagem e formação cidadã. Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, bibliotecas universitárias e instituições de formação de professores e de dirigentes educacionais encontrarão na RBPAE contribuições particularmente relevantes para as suas atividades. A RBPAE aceita para publicação trabalhos inéditos em forma de artigos, documentos e resenhas bibliográficas. Os artigos, que ocupam espaço prioritário na RBPAE, são ensaios e estudos teóricos resultantes de pesquisas, assim como reflexões críticas e discussão de temas polêmicos sobre políticas e práticas educacionais. Na seção documentos, a RBPAE divulga textos elaborados no âmbito da ANPAE e outros textos de interesse para a área educacional emanados de organizações governamentais e não-governamentais, tanto nacionais como internacionais. As resenhas bibliográficas de interesse da RBPAE são aquelas revisões críticas de livros e publicações científicas atuais e recentes que oferecem contribuições relevantes em matéria de política e gestão da educação e seus processos de planejamento e avaliação. Por isso os autores de resenhas devem considerar a sua natureza e relevância para a área e fazer uma análise crítica de suas partes ou capítulos, com indicação do público alvo. Artigos, documentos e resenhas bibliográficas poderão ser escritos em português ou espanhol. Trabalhos escritos em outros idiomas que forem aceitos para publicação serão traduzidos e publicados em português. O conteúdo dos trabalhos assinados é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os direitos de publicação e tradução são reservados à ANPAE. É permitido citar partes dos trabalhos publicados na Revista, desde que identificada a fonte.
FOCO E ESCOPO
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação aceita para publicação trabalhos inéditos de autores nacionais e estrangeiros, em língua portuguesa ou espanhola. A editoria estimula e agradece antecipadamente o envio de artigos, colaborações e material para qualquer de suas seções. Os originais devem versar sobre temas pertinentes à política e à administração da educação em geral, seja sobre políticas públicas e institucionais de educação, planejamento da educação, gestão de sistemas, instituições e processos educacionais, e avaliação de políticas educacionais ou de instituições educativas. Os trabalhos devem ser remetidos à editoria da RBPAE e serão recebidos com o entendimento de que a ANPAE terá o direito de publicá‑los com exclusividade. Enquadrando‑se no escopo e padrões editoriais da revista, serão encaminhados a consultores editoriais para avaliação duplo-cega. Estes manifestarão à editoria sua apreciação sobre a qualidade e pertinência da publicação, recomendações ou solicitações de atualização ou modificação dos artigos. Os consultores editoriais não terão conhecimento do nome dos autores dos textos submetidos à sua avaliação, nem os nomes dos avaliadores serão informados aos autores (blindreview). Para serem publicados, os originais poderão sofrer alterações de natureza editorial. O parecer final quanto à publicação será emitido pelas editoras da RBPAE. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.
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