Bienvenido | Bienvenue | Welcome

LANÇAMENTO DA RBPAE Nº1 DE 2020
PDF Imprimir E-mail
Lançamento do nº 1 V.36 2020 da Revista RBPAE da Anpae
Caros/as leitores/as,

A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE acaba de publicar seu último número em https://seer.ufrgs.br/rbpae. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

Aproveitamos para convidar pesquisadores/as a submeterem artigos ao mais novo dossiê temático da RBPAE, "Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos", organizado pelos profs. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ) e Dr. Renan Antônio da Silva (UMC). O prazo de submissão foi estendido até 28 de junho de 2020.


Editorial
--------
Gestão democrática do ensino público: as regras do jogo no campo
educacional (9-14)
Marilda Pasqual Schneider,      Simone Flach,   Marcelo Mocarzel,       Sabrina Moehlecke

Dossiê: Gestão da educação básica em sistemas municipais de ensino:
entre constrangimentos da política e projetos locais
--------
Disputas por el derecho a la educación y la educación pública en América
Latina:  políticas, instituciones y sujetos en la gubernamentalidad
neoliberal (17-36)
María Elena Martinez,   Viviana Isabel Seoane
Democratização da gestão do ensino público em sistemas municipais de
educação no Maranhão (37-55)
Carlos André Sousa Dublante,    Maria José Pires Barros Cardozo
Gestão democrática do ensino público em municípios piauienses:
princípios, espaços e mecanismos de participação (56-74)
Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
Democracia e gestão democrática em sistemas municipais de ensino: a
realidade do Estado do Paraná (75-93)
Simone de Fátima Flach
Gestão da educação em sistemas municipais de ensino no Tocantins:
tensionamento entre princípio e método democráticos (94-110)
Rosilene Lagares,       Katia Cristina Ferreira Custódio Brito, Meire Lúcia
Andrade da Silva
A noção de Gestão Democrática e sua apropriação local: um estudo sobre
a legislação de municípios gaúchos (111-129)
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani,     Jarbas Dametto, Munir José Lauer
Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor
ingressante (130-152)
Lúcio Leite de Melo,    Nonato Assis de Miranda
Princípios e mecanismos de participação e decisão em sistemas municipais
de ensino de Santa Catarina: uma leitura dos artefatos institucionais de
democratização da gestão educacional (153-176)
Elton Luiz Nardi,       Marilda Pasqual Schneider,      Aline Bettiolo dos
Santos, Durlei Maria Bernardon Rebelatto
Gestão democrática do ensino público em Rio das Ostras (RJ): avanços e
retrocessos (177-196)
Alzira Batalha Alcantara,       Marcia Lisboa Pfeil
Risieri Frondizi y Alberto Taquini (h): trayectorias y experticias dedicadas
a transformar la universidad argentina de mediados del siglo XX (197-215)
Daniela Mercedes Wagner,        Maria Rosa Carbonari

Artigos
--------
Educação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas
brasileiras (216-240)
Tauã Carvalho de Assis, Maria da Glória Gohn
Tendências de precarização do ensino superior privado no Brasil (241-271)
Carlos Eduardo Bielschowsky
Gestão democrática da educação, participação política e eleição de
diretores: uma análise a partir da experiência das ocupações de escolas
no Rio de Janeiro (272-292)
Rafael Bastos Costa de Oliveira,        Virgínia Cecília da Rocha Louzada,      Paulo
David de Jesus Tostes dos Santos
Uma perspectiva sistêmico-discursiva sobre a mercantilização e a
estratégia de gestão do ensino superior (293-309)
Victor Laus-Gomes,      Renata Andreoni
Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior
(IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017 (310-335)
Roberto Sousa Salles,   Eduardo Faernstein,     Mario Roberto Dal Poz,  Pablo
Silva Machado Bispo dos Santos
Políticas Públicas na Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas
(336-356)
Cristiane Gularte Quintana,     Dione Iara Silveira Kitzmann

Seção Especial
--------
PROEDES - Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade:
origens e desenvolvimento (357-381)
Maria de Lourdes Favero

Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,

Marcelo Mocarzel & Sabrina Moehlecke
Editores da RBPAE

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
 
 

Faculdade de Educação da UFG, S/130, Rua 235, Setor Universitário, CEP: 74605-050, Goiânia, GO, fone: (62) 32096220

Wildcard SSL Certificates