
Estimados/as leitores/as,
a Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (https://seer.ufrgs.br/rbpae/index), periódico da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) acaba de lançar seu último número.
Nele, temos o dossiê "Militarização da Educação Pública", organizado pelas professoras Miriam Fábia Alves (UFG) e Catarina de Almeida Santos (UnB), trazendo artigos selecionados sobre uma temática tão relevante e preocupante para o cenário da gestão e políticas educacionais.
Ainda, esta edição conta com artigos em fluxo contínuo e uma pesquisa encomendada sobre o impacto do pagamento dos inativos no financiamento da educação, artigo fundamental em momento em que a previdência social se tornou, no discurso oficial, "um problema a ser minimizado".
Neste número está publicada também a listagem de pareceristas ad hoc que atuaram conosco neste ano, sem os quais este trabalho de divulgação da ciência seria impossível. Nossa gratidão a todos e todas.
Informamos que a partir de agora estamos indexados no Educ@, com metodologia Scielo, e todos os números poderão ser acessados diretamente por lá. A partir de janeiro de 2020 a RBPAE estará aberta em fluxo contínuo para submissões.
Convidamos a navegarem e divulgarem os artigos e desejamos um excelente 2020 a todos e todas. https://seer.ufrgs.br/rbpae/index
Marcelo Mocarzel & Sabrina Moehlecke Editores da RBPAE
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE v. 35, n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO Sumário https://seer.ufrgs.br/rbpae/issue/view/3872
Editorial -------- Militarização das escolas públicas no Brasil: um debate necessário (580) Catarina de Almeida Santos, Miriam Fábia Alves, Marcelo Mocarzel, Sabrina Moehlecke
Dossiê: MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA -------- Militarização de escolas públicas no DF: a gestão democrática sob ameaça (594) Erasto Fortes Mendonça A militarização das escolas públicas sob os enfoques de três direitos: constitucional, educacional e administrativo (612) Salomão Barros Ximenes, Carolina Gabas Stuchi, Márcio Alan Menezes Moreira A militarização das escolas públicas: uma análise a partir das pesquisas da área de educação no Brasil (633) Miriam Fábia Alves, Mirza Seabra Toschi Entre a escola e o quartel: a negação do direito à educação (648) Andréia Mello Lacé, Catarina de Almeida Santos, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação (667) Daniel Calbino Pinheiro, Rafael Diogo Pereira, Geruza de Fátima Tome Sabino Sobre os dias atuais: neoconservadorismo, escolas cívico-militares e o simulacro da gestão democrática (689) André Antunes Martins A posição de docentes da educação básica acerca da militarização de escolas públicas em Goiás (700) Erlando da Silva Rêses, Weslei Garcia de Paulo Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna: características de uma Cultura Escolar-Militar (725) Amilton Gonçalves dos Santos, Josenilton Nunes Vieira Do Oiapoque ao Chuí - as escolas civis militarizadas: a experiência no extremo norte do Brasil e o neoconservadorismo da sociedade brasileira (745) Adalberto Carvalho Ribeiro, Patrícia Silva Rubini Uma escola diferente do mundo lá fora (766) Margrid Sauer, Karla Saraiva Escola militar para quem? O processo de militarização das escolas na rede estadual de ensino do Piauí (786) Marina Gleika Felipe Soares, Samara de Oliveira Silva, Lucine Rodrigues Vasconcelos Borges de Almeida, Lucineide Maria dos Santos Soares, Rosana Evangelsita da Cruz Expansão das escolas e colégios militares retoma a lógica da exclusão (806) Maria do Horto Salles Tiellet Gestão democrática e militarização do ensino: reflexões a partir de um estudo de caso (828) Carolina Barreiros de de Lima, Natalia Barboza Netto, Janaina Moreira Pacheco de Souza “Disciplinando a vida, a começar pela escola”: a militarização das escolas públicas do estado da Bahia (844) Eliana Povoas Pereira Estrela Brito, Marize Pinho Rezende Militarización de la escuela chilena a principios del siglo XX. El modelo alemán Bávaro en tierras Mapuches (864) Juan Mansilla Sepúlveda, Catalina Rivera Gutiérrez
Artigos -------- Políticas públicas, processos de planejamento e constituição dos sistemas educacionais em Brasil e Argentina: um estudo comparativo (877) Silvina Julia Fernández, Ivana Dariela Brignardello, Andrea Elisabet Hernán, Bárbara Isabel Correa, Gabriela Andretich PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas (896) Roberta Lopes Alfradique Hardoim, Iduina Mont'alverne Braun Chaves Política educacional no ensino superior: reflexões sobre a contribuição da assistência estudantil da UFRPE (916) Juliana Cavalcanti Macedo, Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches Política pública e educação ambiental: aspectos conceituais e ideológicos de participação, democracia e cidadania em Sergipe (941) Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Maria Inêz Oliveira Araujo Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio (961) Ana Lara Casagrande, Katia Morosov Alonso Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica (980) Adriana Regina de Jesus Santos, Jose Alexandre Gonçalves Variações locais na implementação de políticas públicas de educação integral: estudo de casos de duas escolas da rede pública estadual do município de Patos de Minas/MG (998) Lorena Alves de Oliveira, Marilene de Souza Campos Inativos da educação: despesa da educação? (1018) Fábio Araujo de Souza
Marcelo Mocarzel, Editor Sabrina Moehlecke, Editora Associada Revista Brasileira de Política e Administração da Educação http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae
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