

Prezados leitores,
Encontra-se aberta a chamada de artigos para o dossiê temático “Militarização da Educação Pública”, organizado pelas professoras Miriam Fábia Alves (UFG) e Catarina de Almeida Santos (UnB), a ser publicado na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE).
O novo prazo para a submissão de trabalhos para o dossiê é 1 de setembro de 2019.
A revista também receberá artigos de outras temáticas em fluxo contínuo.
Para submissão de trabalhos, acessar o portal da revista: https://seer.ufrgs.br/rbpae/
-
Dossiê: MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) https://seer.ufrgs.br/rbpae/index torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Militarização da Educação Pública”, organizado pelas professoras Miriam Fábia Alves (UFG) e Catarina de Almeida Santos (UnB).
A publicação, prevista para dezembro de 2019, pretende contribuir para a divulgação de conhecimento sobre os processos de militarização da escola pública brasileira. Com o conservadorismo em ascensão na sociedade e na educação brasileira, o processo de transferência das escolas públicas, tanto estaduais quanto, mais recentemente, as municipais para a Corporação Militar vem ganhando adesão, o que pode ser demonstrado pelo aumento do número de escolas militarizadas e a diversificação desses processos.
No âmbito do governo federal, o decreto no 9.665, de 2 de janeiro de 2019, objetiva induzir políticas para implantação das escolas cívico-militares nas redes públicas por meio de parcerias com instituições civis e militares. Como forma de enfrentamento e resistência a essa política, a RBPAE, como revista que se dedica ao estudo das políticas educacionais e da gestão da educação, se propõe a publicar artigos resultados de pesquisas empíricas e ensaios teóricos originais, que possam contribuir para revelar as justificativas para as políticas de militarização das escolas nas redes públicas, as práticas de militarização, os impactos sobre o trabalho docente e, em especial, sobre a formação das juventudes.
Interessa-nos particularmente trabalhos que abordem: (i) as políticas de militarização; (ii) os processos de militarização e o direito à educação; (iii) implementação das políticas nas redes públicas; (iv) relações entre a militarização e o trabalho docente; (v) as práticas de militarização e a formação das juventudes; (vi) a questão da qualidade da educação frente à militarização; (vii) a visão de alunos e professores sobre esse tipo de escola; (viii) a violência, segurança pública e a militarização das escolas. Os assuntos sugeridos não impedem que outros temas, questões e abordagens pertinentes ao dossiê sejam propostos e bem-recebidos.
Os artigos devem ser originais e inéditos e devem estar em conformidade com as normas da revista. As propostas devem ser submetidas no portal da RBPAE até 01 de setembro de 2019.
A revista também receberá artigos de outras temáticas em fluxo contínuo.
-
Cordialmente, Marcelo Mocarzel, Editor Sabrina Moehlecke, Editora Associada Revista Brasileira de Política e Administração da Educação http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae
|