Uma introdução à história da ANPAE como sociedade civil no campo da educação*
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BENNO SANDER
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Este ensaio sobre história da ANPAE, como entidade acadêmica da sociedade civil organizada, tem por objetivo mostrar como a sua trajetória político-pedagógica se correlaciona com a própria trajetória da gestão da educação como campo de pesquisa e intervenção no cotidiano dos sistemas e instituições de ensino, refletindo os principais momentos e movimentos da história da construção do pensamento pedagógico e administrativo adotado na educação brasileira nos últimos 50 anos. Efetivamente, em menos de cinco décadas, a ANPAE foi batizada e rebatizada cinco vezes para refletir outros tantos momentos do processo de construção do conhecimento no campo da política e do governo da educação no Brasil. Nesse contexto, o ensaio examina os ritos de passagem que se materializaram nas cinco nominações historicamente protagonizadas pelo quadro associativo da ANPAE, para correlacioná-las com os movimentos e contradições que marcaram a genealogia do conhecimento no campo da política e da gestão da educação brasileira nas últimas cinco décadas. Ou seja, os nomes da ANPAE, como signos simbólicos que suscitam representações e adesão coletiva a princípios e regras constituem o fio condutor desta leitura.
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* Versão revisada e atualizada do ensaio A genealogia do conhecimento na administração da educação no Brasil e o papel da Anpae como entidade da sociedade civil. SIMPÓSIO Brasileiro de Política e Administração da Educação (23: 2007: Porto Alegre). Por uma escola de qualidade para todos: programação e trabalhos completos. Organizador Benno Sander. Niterói, RJ: ANPAE; Porto Alegre, RS: UFRGS/FACED/PPGEDU, Série Cadernos ANPAE, n. 4, 2007. 1 CD-ROM. ISSN 1677-3802.