logomarca

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

A programação acadêmica do evento, coordenada pela Comissão Organizadora no âmbito da Presidência da ANPAE, com a colaboração da Comissão Executiva Local em São Paulo e do Comitê Científico contemplará as seguintes atividades: conferências, mesas redondas, sessões especiais, painéis de pesquisa, comunicações orais de ensaios e pesquisas, relatos de experiências educacionais e sessões de pôsteres.

Conferências e mesas redondas plenárias. Serão constituídas por reconhecidos pensadores nacionais e internacionais convidados pela Comissão Organizadora, que introduzirão os debates em torno da política e da gestão da educação na contemporaneidade, à luz de sua construção histórica e suas perspectivas futuras.

Sessões especiais. Organizadas em torno dos quatro eixos temáticos do programa científico do evento, as sessões especiais serão integradas por especialistas nacionais e internacionais convidados pela Comissão Organizadora, para a avaliação crítica dos debates atuais em torno das políticas públicas e do governo da educação, da gestão escolar e universitária e da formação dos profissionais da educação.

Painéis de Pesquisa. Sessões programadas pelas coordenações de projetos nacionais de pesquisa educacional da Anpae e outras entidades, desenvolvidas em rede de pesquisadores e núcleos especializados de universidades brasileiras, com financiamentos do MEC, CAPES, INEP, CNPQ e outras agências de fomento à pesquisa científica.

Comunicações orais. Inscritas pelos autores e aceitas pelo Comitê Científico do evento, as comunicações orais serão organizadas em sessões simultâneas para apresentação e discussão de ensaios e pesquisas educacionais em matéria de políticas públicas e gestão educacional em distintas áreas, níveis de ensino e modalidades de educação e formação cidadã.

Relatos de experiências. Inscritos pelos autores e aceitos pelo Comitê Científico do evento, os relatos de experiências serão organizados em sessões simultâneas para apresentação e discussão de experiências educacionais em matéria de políticas e práticas de planejamento, administração e de avaliação de sistemas educacionais, de instituições escolares e universitárias e de outras modalidades de educação popular e formação cidadã.

Sessões de pôsteres. Inscritos pelos autores e aceitos pelo Comitê Científico do evento, os pôsteres se destinam a apresentar experiências acadêmicas e institucionais em matéria de políticas públicas e práticas de planejamento e financiamento e de organização e avaliação educacional em distintas áreas, níveis de ensino e modalidades de educação e formação cidadã.


 

© 2010 Associação Nacional de Política e Administração da Educação