Publicação

Eixo 5
Eixo 5 - Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação .

Listagem final dos trabalhos aprovados
Aviso: Informamos que os pareceres de todos os trabalhos não aceitos serão enviados aos autores até sexta-feira, dia 17 de junho de 2016.

AUTORES E COAUTORES TÍTULOS

Ana Rita da Silva
Beatriz Aparecida Zanatta

CONCEPÇÕES, DISCURSOS E PRÁTICAS SOBRE A CRIATIVIDADE NO ENSINO DE ARTE

Ângela Cristina Alves Albino

AUTONOMIA CURRICULAR NO CONTEXTO DE REFORMAS EDUCACIONAIS GLOBAIS LOCAIS

Angela Maria Gonçalves de Oliveira
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

A GESTÃO ESCOLAR, O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Cíntia Lisiane da Silva Renz

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira
Ellen Michelle Barbosa de Moura

O PAPEL FORMADOR DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NA GARANTIA DA GESTÃO ESCOLAR DAS INSTITUIÇÕES CONVENIADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL

Débora da Silva Araújo
Lucia de Fatima Valente

JUDICIALIZAÇÃO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS DEMANDAS EM MINAS GERAIS NO CONTEXTO ATUAL

Elaine Cristina Ricci

O CURRÍCULO COMO INSTRUMENTO DE ALIENAÇÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS TERCEIRIZAÇÕES CURRICULARES

Eliane Cleide da Silva Czernisz

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS, DISCURSOS E PRÁTICAS

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DE CONSTRUÇÕES COLETIVAS

Liliane Carla Campos

GESTÃO ESCOLAR E PROCESSOS COMUNICATIVOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO

Luciani Paz Comerlatto

IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA QUALIDADE SOCIAL

Manuel Caluvi Nicolau

A GESTÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS DO LUBANGO (ANGOLA)

Maria Célia Borges
Leonice Matilde Richter

A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS FORMADORES E O CURRÍCULO  DAS LICENCIATURAS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Maria das Graças da Silva Reis
Lúcia Torres de Oliveira

A GESTÃO PEDAGÓGICA COM FOCO NA QUALIDADE DO ENSINO: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE AÇÃO FRENTE ÀS DIFICULDADES DA LEITURA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Míriam Morelli Lima de Mello
JuaciaraBarrozo Gomes

PROFESSORES, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: IMPLICAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR

Néri Emílio Soares Júnior
Késia Mendes Barbosa Oliveira

A INSTITUCIONALIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: DESAFIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Olenêva Sanches Sousa

PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E CURRÍCULO: QUALIDADE E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Relva Lopes Chaves Soares
Sandra Márcia Campos Pereira
Sintia Maria Gomes Ferraz

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS

Renata Maria Moschen Nascente

GESTÃO DEMOCRÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosilda Arruda Ferreira
Aline Maria Peixoto Lima
HeleneParaskeviAnastasiou

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: OS BAHARELADOS INTERDISCIPLINARES(BI) NO BRASIL

Sandra Vázquez Toledo
Juan Salamé Sala
EL VAIVÉN DE LA DIRECCIÓN DE LOS CENTROS EN ESPAÑA
Silvana Malheiro do N. Gama
Laila Fernanda de C. Gonçalves
IMPLICAÇÕES GERENCIALISTAS NA POLÍTICA CURRICULAR FLUMINENSE

Simone Leal Souza Coité
Rosiane Cristina Muniz Oliveira

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ENTRELAÇANDO SABERES NUMA PERSPECTIVA HUMANIZADORA

Vânia do Carmo Nóbile

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA PARA A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO COM ÊXITO DOS ESTUDANTES DO CAMPUS PARNAMIRIM/IFRN