Programação

1 - Clique aqui para ler a PROGRAMAÇÃO OFICIAL do evento

2 - Clique aqui para ler a PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DAS
COMUNICAÇÕES ORAIS
do evento




A programação acadêmica do Seminário contemplará as seguintes atividades:

a) Conferências. Serão constituídas por reconhecidos pensadores regionais e nacionais convidados pela Comissão Organizadora, que introduzirão os debates em torno da política e da gestão da educação na contemporaneidade, à luz de sua construção histórica e suas perspectivas futuras.

b) Mesas redondas. Organizadas em torno dos três eixos temáticos do programa científico do evento, serão integradas por especialistas regionais e nacionais, convidados pela Comissão Organizadora, para a avaliação crítica dos debates atuais em torno das políticas públicas e do governo da educação, da gestão escolar e universitária e da formação dos profissionais da educação. 

c) Painéis de Discussão e/ou Pesquisa. Sessões programadas pelas coordenações de projetos nacionais de pesquisa educacional da Anpae e outras entidades, desenvolvidas em rede de pesquisadores e núcleos especializados de universidades brasileiras, com financiamentos do MEC, CAPES, INEP, CNPQ e outras agências de fomento à pesquisa científica. Discussão de temáticas atuais e emergentes do campo da educação.

d) Comunicações orais. Inscritas pelos autores e aceitas pelo Comitê Científico do evento, as comunicações orais serão organizadas em sessões simultâneas para apresentação e discussão de ensaios, pesquisas educacionais e relatos de experiências em matéria de políticas públicas e gestão educacional em distintas áreas, níveis de ensino e modalidades de educação e formação cidadã.

e) Sessões de pôsteres. Inscritos pelos autores e aceitos pelo Comitê Científico do evento, os pôsteres se destinam a apresentar experiências acadêmicas e institucionais em matéria de políticas públicas e práticas de planejamento e financiamento e de organização e avaliação educacional em distintas áreas, níveis de ensino e modalidades de educação e formação cidadã.

f) Reuniões de entidades ou grupos de pesquisa.
A proposição central do Seminário Regional será objeto de diferentes estudos e debates em torno de três eixos temáticos: 

1. Políticas e gestão da educação.
2. Currículos e práticas pedagógicas.
3. Trabalho e formação docente.

SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO

Horas

Terça – 30/10/2018

Quarta – 31/10/2018

Quinta – 01/11/2018

8h-10 h

Credenciamento

Comunicações; Painéis de Discussão/Pesquisa

Comunicações; Painéis de Discussão/Pesquisa

Atividade Cultural
9h - Abertura Oficial

10:30-12:30 h

Conferência Inaugural

Mesas redondas simultâneas

Mesas redondas simultâneas

14h-16 h

 Mesas redondas simultâneas

 Comunicações; Painéis de Discussão/Pesquisa

Atividade Cultural
Mesa de Encerramento

16:30-18:30 h

Comunicações; Painéis de Discussão/Pesquisa

Pôsteres
Lançamento de livros/ Exposição

 

19:00- 21:30

Conferência


Mesas redondas
simultâneas