Bienvenido | Bienvenue | Welcome

Novo número da RBPAE
PDF Imprimir E-mail

 

Estimados/as leitores/as,

a Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
(https://seer.ufrgs.br/rbpae/index), periódico da Associação Nacional de
Política e Administração da Educação (ANPAE) acaba de lançar seu
último número.

Nele, temos o dossiê "Militarização da Educação Pública", organizado
pelas professoras Miriam Fábia Alves (UFG) e Catarina de Almeida Santos
(UnB), trazendo artigos selecionados sobre uma temática tão relevante e
preocupante para o cenário da gestão e políticas educacionais.

Ainda, esta edição conta com artigos em fluxo contínuo e uma pesquisa
encomendada sobre o impacto do pagamento dos inativos no financiamento da
educação, artigo fundamental em momento em que a previdência social se
tornou, no discurso oficial, "um problema a ser minimizado".

Neste número está publicada também a listagem de pareceristas ad hoc que
atuaram conosco neste ano, sem os quais este trabalho de divulgação da
ciência seria impossível. Nossa gratidão a todos e todas.

Informamos que a partir de agora estamos indexados no Educ@, com metodologia
Scielo, e todos os números poderão ser acessados diretamente por lá. A
partir de janeiro de 2020 a RBPAE estará aberta em fluxo contínuo para
submissões.

Convidamos a navegarem e divulgarem os artigos e desejamos um excelente 2020
a todos e todas. https://seer.ufrgs.br/rbpae/index

Marcelo Mocarzel & Sabrina Moehlecke
Editores da RBPAE

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico
científico editado pela ANPAE
v. 35, n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA
EDUCAÇÃO
Sumário
https://seer.ufrgs.br/rbpae/issue/view/3872

Editorial
--------
Militarização das escolas públicas no Brasil: um debate necessário (580)
Catarina de Almeida Santos,    Miriam Fábia Alves,    Marcelo Mocarzel,    Sabrina
Moehlecke

Dossiê: MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
--------
Militarização de escolas públicas no DF: a gestão democrática sob
ameaça (594)
Erasto Fortes Mendonça
A militarização das escolas públicas sob os enfoques de três direitos:
constitucional, educacional e administrativo (612)
Salomão Barros Ximenes,    Carolina Gabas Stuchi,    Márcio Alan Menezes
Moreira
A militarização das escolas públicas: uma análise a partir das pesquisas
da área de educação no Brasil (633)
Miriam Fábia Alves,    Mirza Seabra Toschi
Entre a escola e o quartel: a negação do direito à educação (648)
Andréia Mello Lacé,    Catarina de Almeida Santos,    Danielle Xabregas
Pamplona Nogueira
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação (667)
Daniel Calbino Pinheiro,    Rafael Diogo Pereira,    Geruza de Fátima Tome
Sabino
Sobre os dias atuais: neoconservadorismo, escolas cívico-militares e o
simulacro da gestão democrática (689)
André Antunes Martins
A posição de docentes da educação básica acerca da militarização de
escolas públicas em Goiás (700)
Erlando da Silva Rêses,    Weslei Garcia de Paulo
Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna: características de uma Cultura
Escolar-Militar (725)
Amilton Gonçalves dos Santos,    Josenilton Nunes Vieira
Do Oiapoque ao Chuí -  as escolas civis militarizadas: a experiência no
extremo norte do Brasil e o neoconservadorismo da sociedade brasileira (745)
Adalberto Carvalho Ribeiro,    Patrícia Silva Rubini
Uma escola diferente do mundo lá fora (766)
Margrid Sauer,    Karla Saraiva
Escola militar para quem? O processo de militarização das escolas na rede
estadual de ensino do Piauí (786)
Marina Gleika Felipe Soares,    Samara de Oliveira Silva,    Lucine Rodrigues
Vasconcelos Borges de Almeida,    Lucineide Maria dos Santos Soares,    Rosana
Evangelsita da Cruz
Expansão das escolas e colégios militares retoma a lógica da exclusão
(806)
Maria do Horto Salles Tiellet
Gestão democrática e militarização do ensino: reflexões a partir de um
estudo de caso (828)
Carolina Barreiros de de Lima,    Natalia Barboza Netto,    Janaina Moreira
Pacheco de Souza
“Disciplinando a vida, a começar pela escola”: a militarização das
escolas públicas do estado da Bahia (844)
Eliana Povoas Pereira Estrela Brito,    Marize Pinho Rezende
Militarización de la escuela chilena a principios del siglo XX. El modelo
alemán Bávaro en tierras Mapuches (864)
Juan Mansilla Sepúlveda,    Catalina Rivera Gutiérrez

Artigos
--------
Políticas públicas, processos de planejamento e constituição dos
sistemas educacionais em Brasil e Argentina: um estudo comparativo (877)
Silvina Julia Fernández,    Ivana Dariela Brignardello,    Andrea Elisabet
Hernán,    Bárbara Isabel Correa,    Gabriela Andretich
PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história,
trajetórias e marcas (896)
Roberta Lopes Alfradique Hardoim,    Iduina Mont'alverne Braun Chaves
Política educacional no ensino superior: reflexões sobre a contribuição
da assistência estudantil da UFRPE (916)
Juliana Cavalcanti Macedo,    Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches
Política pública e educação ambiental: aspectos conceituais e
ideológicos de participação, democracia e cidadania em Sergipe (941)
Aline Lima de Oliveira Nepomuceno,    Maria Inêz Oliveira Araujo
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a
reforma do ensino médio (961)
Ana Lara Casagrande,    Katia Morosov Alonso
Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia
histórico-crítica (980)
Adriana Regina de Jesus Santos,    Jose Alexandre Gonçalves
Variações locais na implementação de políticas públicas de educação
integral: estudo de casos de duas escolas da rede pública estadual do
município de Patos de Minas/MG (998)
Lorena Alves de Oliveira,    Marilene de Souza Campos
Inativos da educação: despesa da educação? (1018)
Fábio Araujo de Souza

Marcelo Mocarzel, Editor
Sabrina Moehlecke, Editora Associada
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
 
 

Faculdade de Educação da UFG, S/130, Rua 235, Setor Universitário, CEP: 74605-050, Goiânia, GO, fone: (62) 32096220