Bienvenido | Bienvenue | Welcome

CARTA ABERTA AO SENADO FEDERAL
PDF Imprimir E-mail

 

- CARTA ABERTA AO SENADO FEDERAL-

REPÚDIO À DECLARAÇÃO PRECONCEITUOSA

Recife, PE, 28 de outubro de 2013

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - ANPAE vem a público manifestar seu repúdio à declaração desrespeitosa às mulheres brasileiras proferida pelo Sr. Cláudio de Moura Castro, articulista de revista de circulação nacional, em audiência pública realizada no dia 22 de outubro de 2013, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

Criticando o teor das proposições do Plano Nacional de Educação em tramitação no Congresso Nacional devido à participação dos setores sociais, o citado Senhor propôs, de forma jocosa, que o plano oferecesse um bônus para as ‘caboclinhas’ de Pernambuco e do Ceará que conseguirem se casar com os engenheiros estrangeiros, porque aí eles ficam e aumenta o capital humano no Brasil, aumenta a nossa oferta de engenheiros” (sic).*

Tal pronunciamento constitui uma ofensa à dignidade das mulheres e à educação brasileira pela sua conotação machista, além de espelhar preconceito regional e racial inaceitável numa sociedade democrática. Além disto, fere dispositivos da Carta Magna (Art. 5º) e de convenções internacionais sobre Direitos Humanos que asseguram o respeito a todas as pessoas e grupos sociais e não pode ter acolhida no Senado Federal sob o argumento de "livre expressão de ideias". Com este entendimento, a ANPAE requer da Comissão de Educação, Cultura e Esporte que esta carta de repúdio seja lida em plenário e que haja um posicionamento oficial sobre o lamentável episódio junto ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO

 

* link: http://www.youtube.com/watch?v=Lvbks5tXeSU

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
 
 
Wildcard SSL Certificates