Bienvenido | Bienvenue | Welcome

III Encontro Estadual da ANPAE-RJ
PDF Imprimir E-mail

 

Clique aqui para entrar no  site do III Encontro Estadual da ANPAE-RJ, cujo tema central é o novo Plano Nacional de Educação (PNE), ainda em tramitação no Congresso Nacional.

Desde o final de 2010, aguardamos a aprovação do PNE, que já deveria estar norteando as políticas de Estado para o período 2011-2020, com os seus desdobramentos nas esferas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Todavia, adiantado o ano de 2012, ainda não se logrou o êxito esperado quanto à conclusão do processo de votação no Congresso Nacional, em que pese, no último dia 13 de junho, a matéria ter sido aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, na qual tramitava em regime especial.

Ao longo da Conferência Nacional de Educação (CONAE), em 2010, inúmeros debates foram realizados, dos quais participaram diversas entidades da sociedade civil, entre as quais a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), ocasião em que se analisaram as metas e estratégias do Projeto de Lei (PL) 8.035/2010, de autoria do Poder Executivo Federal. Ainda assim, o texto final do PL, sob lenta tramitação, não reflete integralmente o conjunto de decisões daquela Conferência, o que tem gerado muita frustração, mormente no tocante ao debate sobre a gestão, o financiamento e a valorização dos profissionais da educação.

Ao escolher como tema central do III Encontro Estadual da ANPAE-RJ o “Novo Plano Nacional de Educação: desafios para a gestão educacional”, nossa intenção é refletir sobre alguns dos temas relacionados ao debate que o PNE suscita, possibilitando que estudantes de graduação, de pós-graduação, pesquisadores, docentes da educação superior e docentes dos vários níveis e modalidades da educação básica contribuam com essa discussão, no âmbito estadual, apresentando pesquisas e relatos das iniciativas que se efetivam, cotidianamente, no Rio de Janeiro, em especial no campo das políticas educacionais, da gestão da educação, do financiamento da educação e da formação e valorização dos profissionais da educação, eixos constitutivos deste III Encontro.

Além disso, o nosso III Encontro Estadual da ANPAE-RJ insere-se nas comemorações dos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, documento publicado em 1932, que propôs as diretrizes da organização da educação pública brasileira, de forma sistêmica, buscando consolidar os ideais republicanos, que, até o presente momento, ainda não se estabeleceram plenamente.

Sua presença neste III Encontro, seja como expositor oral de trabalhos científicos, seja como participante, é de fundamental importância neste momento. A ANPAE-RJ aguarda você, nos dias 06 e 07 de dezembro de 2012, na Faculdade de Educação da UFF, em Niterói!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
 
 
Wildcard SSL Certificates