Bienvenido | Bienvenue | Welcome

ANPAE: Compromisso e orgulho
PDF Imprimir E-mail

RINALVA CASSIANO SILVA
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Depois de completar três décadas de vivência anpaeana e dois mandatos consecutivos na Presidência da Associação, o que posso transmitir aos meus amigos, colegas e interlocutores anpaeanos? As sensações são tantas e tão positivas que, confesso, temo acabar sendo ufanista.


O que é ser associado e dirigente da ANPAE, entidade que vem crescendo e se qualificando desde a sua fundação em 1961, merecendo o respeito e a credibilidade da academia, dos professores da rede pública e tantos outros atores que mantêm relações conosco? Do ponto de vista pessoal, tenho consciência que ser associado e dirigente da entidade implica em responsabilidade e solidariedade com um seleto grupo de colegas comprometidos com a melhoria das políticas e da gestão da educação. Também tenho consciência que, em matéria de política e gestão da educação, a ANPAE não tem respostas prontas; suas respostas nascem das indagações e debates em busca de iniciativas que possam contribuir para o avanço da educação no Brasil.

Os objetivos da ANPAE são claros: (1) propiciar e promover a prática associativa de todos os seus associados; (2) contribuir para o atendimento dos interesses coletivos de caráter profissional, sócio-cultural e acadêmico-científico dos associados, no que diz respeito às áreas de política, planejamento, gestão e avaliação da educação; (3) incentivar e promover estudos e pesquisas e a divulgação e comunicação científicas na área de política, planejamento, gestão e avaliação da educação; e (4) estimular e promover a cooperação e o intercâmbio de estudos e experiências educacionais com outras associações, instituições e organizações, constituindo-se como fonte de consultas e troca de informações.

Esses objetivos definem a identidade da ANPAE como promotora da prática associativa e prestadora de serviços à rede pública, trabalhando para uma educação de qualidade para todos. Trabalhamos pela democratização da educação como estratégia para garantir o acesso à educação de qualidade para todos, sem exclusão. Por outro lado, como membros de uma entidade acadêmico-científica, procuramos ultrapassar o cientificismo e academicismo tradicionais e superar barreiras e preconceitos na educação brasileira.

 

Nesse contexto, ser associado da ANPAE requer consciência de se fazer parte de uma entidade viva e dinâmica, empreendedora e promotora de uma cidadania autêntica. Costumo dizer que a ANPAE SOMOS TODOS NÓS, na certeza de que este é o espírito que move cada anpaeano a não medir esforços na luta pela formação cidadã e pela educação de qualidade para todos.

 

A ANPAE é uma das primeiras associações brasileiras dedicadas à educação e, ao longo de sua história, passou por várias direções e enfrentou contradições e questionamentos os mais diversos, mas sem nunca esmorecer no cumprimento de sua missão. Nesse sentido, considero que minha trajetória acadêmica não pode ser descrita sem fazer menção à ANPAE.

 

Entidade educacional pioneira da sociedade civil do Brasil, desde cedo estabeleceu redes de cooperação com entidades congêneres dos países irmãos das Américas e, a partir de 1999, mantém forte parceria com o Fórum Português de Administração Educacional e, posteriormente, com o Fórum Europeu de Administradores da Educação da Espanha. Todas essas parcerias mostram a força da ANPAE como entidade acadêmica da sociedade civil e destacam sua liderança no campo específico da política e da gestão da educação.

 

Dentro em breve a ANPAE comemorará seu Jubileu de Ouro, ocasião propícia para ressaltar sua trajetória de serviços prestados à educação brasileira, especialmente no campo das políticas públicas e da gestão democrática da educação. É sem dúvida um marco importante na vida da ANPAE e, como associada e ex-presidente, sinto-me honrada de poder prestar o presente depoimento sobre sua história.
__________________________________________
Depoimento escrito em Piracicaba, São Paulo, em 2003. Atualizado em 16 de janeiro de 2010 aos 49 anos de vida da Anpae.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
 
 
Wildcard SSL Certificates