Informações

A História da nossa produção editorial

A produção editorial na Anpae nasceu durante sua formação. Durante a gestão do nosso primeiro presidente, Antônio Pithon Pinto (1961-1971) foi criada a série Cadernos de Administração Escolar editados desde a década de 1960 até o início da década de 1980. Foi a primeira experiência editorial de natureza acadêmica da Associação, que foi a publicação , com o objetivo de subsidiar as atividades acadêmicas e profissionais dos associados. Os Cadernos de Administração Escolar estão com suas edições esgotadas, mas vale conhecer a sua relação e os temas que despertaram interesse do quadro associativo da ANPAE desde seus primeiros tempos de vida. Você pode encontrar essas obras digitalizadas na sessão Clássicos.
A outra experiência editorial foi a Coleção Biblioteca Anpae - Série Livros iniciada em 2000 e sua primeira publicação foi organizada por Lauro Carlos WITTMANN e Regina Vinhaes Gracindo, "O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991 a 1997", Brasília: ANPAE; Campinas: Editora Autores Associados, 2001, 272p. Série Livros, iniciada no ano 2000 e constituída por obras co-editadas com editoras universitárias ou comerciais para distribuição aos associados da ANPAE e comercialização pelas editoras. Outra série, Cadernos ANPAE, foi criada em 2002, como veículo de divulgação de textos e outros produtos relacionados a eventos e atividades da ANPAE. Em geral eram publicações seriadas que tinham o ISSN 1677.3802.

A Biblioteca Virtual da Anpae foi criada no dia 29 de Abril de 2016 durante a gestão de João Ferreira de Oliveira. A ideia inicial era criar um espaço para a publicação científica dos sócios da Anpae.

Nossa história

A Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) é a mais antiga associação de administradores educacionais da América Latina e a primeira associação brasileira da sociedade civil organizada no campo da educação depois da Associação Brasileira de Educação fundada no âmbito do movimento dos Pioneiros da Educação no início da década de 1930. Desde o seu nascimento, em 1961, a ANPAE passou por várias encarnações, testemunhando e protagonizando os movimentos e contradições que marcaram a trajetória da construção do conhecimento e das práticas de gestão da educação adotadas ao longo das últimas cinco décadas. Na sua fundação em 1961, a ANPAE foi batizada como Associação Nacional de Professores de Administração Escolar. Subseqüentemente foi denominada Associação Nacional de Profissionais de Administração Escolar, em 1971, em Niterói; Associação Nacional de Profissionais de Administração Educacional, em 1976, em Brasília; Associação Nacional de Profissionais de Administração da Educação, em 1980, no Rio de Janeiro; e, finalmente, Associação Nacional de Política e Administração da Educação, em 1996, em Brasília, denominação vigente até hoje. Cumpre destacar que, pese a essas transformações históricas, a entidade sempre manteve sua identidade associativa, que se reflete na sigla ANPAE, cunhada pelos mestres fundadores e que permanece como marca irredutível de sua missão político-pedagógica, certificando a autoria e confirmando o engajamento histórico de seu corpo associativo na construção do pensamento pedagógico e administrativo adotado na educação brasileira.

Nossas publicações - 1

Nossa publicação científica mais importante é a Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – ISSN 1678-166X. A Revista é uma publicação fluxo contínuo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo difundir estudos e experiências educacionais e promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã. A RBPAE vem sendo publicada desde 1983 e é distribuída aos associados efetivos da ANPAE, a assinantes individuais e institucionais, e disponibilizada gratuitamente ao público através do endereço:

ACESSE

Nossas publicações - 2

O objetivo da publicação periódica Seminários Regionais da Anpae com ISSN 2595-5705 promovidos pela ANPAE é refletir sobre as políticas educacionais e de gestão da educação na perspectiva da construção da qualidade da educação e da educação, por meio do debate e da socialização de pesquisas científicas e experiências educacionais. Os eventos visam reunir pesquisadores, profissionais atuantes em instituições de ensino superior e educação básica, estudantes alunos de graduação, pós-graduação e a comunidade em geral para debater e trocar experiências no campo da gestão da educação. Os debates se produzem com trabalhos científicos conforme a temática de cada seminário e sua área de abrangência mas fundamentalmente em torno da política e gestão educacional. Os trabalhos e comunicações após passarem por um crivo de um comitê científico são publicados eletronicamente com acesso público. Com certeza os seminários regionais da ANPAE contribuirão para o fortalecimento da gestão democrática da educação, para a qualificação das políticas educacionais, para o avanço do conhecimento na área e para a formação cidadã dos educadores.

ACESSE

Nossas publicações - 3

Os Simpósios Brasileiros da Anpae é uma publicação bianual no formato on line com ISSN 2764-8400. A publicação integra todos os trabalhos apresentados nos Simpósios Brasileiros de Política e Administração da Educação da Anpae. A publicação "Simpósios Brasileiros da Anpae" é fruto dos eventos promovidos pela Anpae desde 1961, com periodicidade bianual. O evento tem por objetivo reunir pesquisadores, dirigentes educacionais e profissionais da educação superior e da educação básica para um exercício de socialização e análise de estudos e experiências em matéria de políticas e gestão da educação em seus diferentes níveis e modalidades. O Simpósio é concebido como espaço público de convivência nacional de interessados na construção e avaliação do conhecimento no campo da política e administração da educação. Os trabalhos apresentados nos simpósios foram anteriormente publicados em diversas mídias desde 1961, mas a partir de agora serão publicado no formato on line bianualmentel com registro no ISSN.

ACESSE

Nossas Publicações - 4

A Revista Educação Básica em Foco com registro no ISSN DE 2675-8261 é uma das iniciativas institucionais que concretizam o compromisso da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) de subsidiar debates e proposições relativos às políticas e à administração da Educação Básica no Brasil, pautadas pela garantia do direito à educação de qualidade para todos e pelo fortalecimento da gestão democrático-participativa na educação pública. Constitui-se como espaço de divulgação, intercâmbio e debate de conhecimentos produzidos em diferentes espaços e instâncias educativas – escola básica, universidades, fóruns de educação, entidades sindicais, movimentos sociais e estudantis etc. -, propiciando a divulgação de iniciativas e ações desenvolvidas nas redes de ensino e suas instâncias – central, regionais e escola – e contribuições oriundas de estudos realizados em universidades e outras instituições de pesquisa, que colaborem efetivamente para a garantia do direito e da gestão democrática da educação pública brasileira.

ACESSE