Publicações Diversas ❶

A BNCC na contramão do PNE 2014-2014: avaliação e perspectivas


Em primeiro lugar, destacar que a BNCC foi proposta pelo Ministério da Educação (MEC) no contexto que se configura como uma contrarreforma da Educação Básica conduzida pelo atual governo em sua ação de desmonte das conquistas democráticas e populares, sobretudo no que diz respeito aos avanços efetivados nas últimas décadas quanto ao direito à educação e às políticas educacionais. Autores como Márcia Angela Aguiar, Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo, Erasto Fortes Mendonça, Luiz Fernandes Dourado, João Ferreira de Oliveira, Nilda Alves, Theresa Adrião, Vera Peroni e Inês Barbosa de Oliveira dissecam o processo de construção da BNCC.
ISBN 978-85-87987-13-6

More »
 

Caderno de avaliação das metas do Plano Nacional de Educação:
PNE 2014-2024


Publicação organizada pelos professores João Ferreira de Oliveira (Anpae) Andrea Barbosa Gouveia (Anped) e Heleno Araújo (CNTE) com 20 autores avaliando as 20 metas do PNE 2014-2024 de maneira suscinta e objetiva. Leitura obrigatória para estudiosos do Plano Nacional de Educação de 2014 a 2024 e sua consequência para a Educação Brasileira nesse momento de crise e de retrocessos.
Mais uma publicação editorial da ANPAE. 2018


More »
 

Coletânea SASE


Publicação de uma Coletânea de 5 livros encomendados pela SASE - MEC com a participação de diversos sócios da ANPAE em 2014.






More »
 

Políticas e práxis educativas


>

Publicação organizada pelos professores Magna França ( UFRN) e Walter Pinheiro Barbosa Junior ( UFRN) dividido nas seguintes partes:1. Para uma compreensão das políticas da educação no Brasil; 2. Conflitos e veredas para o Plano Nacional de Educação; 3. Valorização dos profissionais da educação básica: os casos do Brasil e Portugal; 4. Gestão democrática e
coordenação pedagógica em instituições educativas; 5. Ensino médio, educação profissional e o planejamento educacional. 2017.

More »