Autor e Co-Autores |
Título do Trabalho |
Eixo |
ADOLFO IGNACIO CALDERÓN
RAONE CEZAR MATIAS HENRIQUE DA SILVA LOURENÇO |
OS RANKINGS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA APROXIMAÇÃO AO RANKING PLAYBOY DAS MELHORES FACULDADES DO BRASIL |
3 |
ADRIANA BAUER
SANDRA ZAKIA LIAN SOUSA |
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA LETRA E VIDA: CONSTRUÇÃO DE INDICADORES QUALITATIVOS |
5 |
ADRIANA CRISTINA GUIMARÃES
JOSÉ MARCELINO DE REZENDE PINTO |
DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA ESCOLA: VIVÊNCIAS DE JOVENS NEGROS |
5 |
ADRIANA DRAGONE SILVEIRA
TAÍS MOURA TAVARES
MARCOS AURÉLIO SILVA SOARES |
PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEAMENTO DA CONCEPÇÃO E SEUS INDICADORES |
1 |
ALÁSIA SANTOS R. DO NASCIMENTO
ALBA LÚCIA N. G. DA COSTA |
O MOODLE COMO ESPAÇO COLABORATIVO DE APRENDIZAGEM: O CASO DA SALA AMBIENTE OFICINAS TECNOLÓGICAS |
2 |
ALDENICE ALVES BEZERRA |
GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO: UMA ESCOLA CIDADÃ NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
2 |
ALÉSSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA
ÁLVARO CAVALCANTI DE ALMEIDA FILHO |
EFICIÊNCIA TÉCNICA DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE FEDERAL DE ENSINO NO BRASIL |
1 |
ALEXANDRE REMO MIRANDA DE ARAÚJO
DEYSE KARLA DE OLIVEIRA MARTINS
MARLUCIA DE MENEZES PAIVA |
A IGREJA E O PODER PÚBLICO NAS POLITICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA PARCERIA DE SUCESSO – CAICÓ/RN- 1920. |
2 |
ALEXSANDRA DOS SANTOS OLIVEIRA
DULCINÉA CAMPOS SILVA
HIRAN PINEL |
DO PDE ESCOLA AO PDE INTERATIVO EM UMA UNIDADE DE ENSINO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CARIACICA/ES |
2 |
ALFREDO SÉRGIO RIBAS DOS SANTOS |
O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ESTADO DA ARTE E A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO (1996 A 2010) |
1 |
ALINE CHALUS VERNICK CARISSIMI |
CONDIÇÕES DE INGRESSO E CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA |
1 |
ALINE FERRON |
MECANISMOS DE PROVIMENTO AO CARGO DE DIRETOR: CONCEPÇÕES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA ADOTADAS POR DOIS DIFERENTES SISTEMAS DE ENSINO |
1 |
ALINE GRAZIELLE SANTOS SOARES PEREIRA
NELSON ALVES DE SOUZA FILHO |
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO SUBPRODUTO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO |
2 |
ALINE SOUZA DA LUZ
CARLOS ALBERTO XAVIER GARCIA |
ANÁLISE DA POLÍTICA DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
2 |
ALINE VEIGA DOS SANTOS
RANILCE MASCARENHAS GUIMARÃES-IOSIF
ANGELA MARA SUGAMOSTO WESTPHAL
ANA PAULA DE SIQUEIRA GAUDIO |
A PERCEPÇÃO DOS GESTORES E DA SOCIEDADE CIVIL ACERCA DA GOVERNANÇA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA |
3 |
ALISON FAGNER DE SOUZA E SILVA |
REFORMA DO APARELHO DO ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO NO ESTADO DE PERNAMBUCO ENTRE OS ANOS 1995 E 1998 |
1 |
ALLAN SOLANO SOUZA
ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
IVONALDO NERES LEITE |
PODER LOCAL E O DIRIGENTE MUNICIPAL DE ENSINO EM MOSSORÓ-RN |
1 |
ANA LÚCIA CUNHA DUARTE |
GESTÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA E OS RESULTADOS DO ENADE: PERCEPÇOES E PROPOSIÇÕES |
4 |
ANA LÚCIA PEREIRA BACCON
CÉLIA FINCK BRANDT
DENISE THEREZINHA RODRIGUES MARQUES WOLSKI |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM SERVIÇO NO CONTEXTO PIBID |
2 |
ANA MARIA EYNG
MARIA LOURDES DO PRADO KRUGER D’ALMEIDA
THAIS PACIEVITCH |
O TRABALHO EM REDE NA GARANTIA DE DIREITOS E SUPERAÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS |
5 |
ANA MARIA STABELINI
MAYARA DE FREITAS |
AS PARCERIAS COM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS COMO ESTRATÉGIA PARA A AMPLIAÇÃO DO SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO |
2 |
ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA
ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ |
A POLÍTICA DO TRANSPORTE ESCOLAR NO BRASIL |
1 |
ANDRÉ LUIZ REGIS DE OLIVEIRA
ADAILDA GOMES DE OLIVEIRA |
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS FLUMINENSES: A EVOLUÇÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS 2005-2009 |
1 |
ANDRÉ RODRIGUES GUIMARÃES |
ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL PARA A CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS PAÍSES CAPITALISTAS |
3 |
ANDRÉA BARBOSA GOUVEIA
ÂNGELO RICARDO DE SOUZA |
EFETIVIDADE DA POLÍTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DO ÍNDICE DE CONDIÇÕES DE QUALIDADE |
1 |
ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES |
ALGUMAS NOTAS SOBRE GESTÃO E EJA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: DA FUSÃO À REDEMOCRATIZAÇÃO |
2 |
ANDRÉIA FERREIRA DA SILVA |
A RELAÇÃO ESTADO E SOCIEDADE CIVIL NO GOVERNO LULA (2003-2010): UMA ANÁLISE DOS DEBATES INICIAIS EM TORNO DO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
1 |
ANDRÊSSA GOMES DE REZENDE ALVES
MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES |
REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO NO BRASIL: IMPLICAÇÕES DO TERCEIRO SETOR PARA AS POLÍTICAS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
1 |
ANDRESSA LENUSKA SOUSA DE MACEDO |
INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
3 |
ANETE ALVES DA SILVA NOGUEIRA |
EJA NA CIDADE DO NATAL: UMA REFLEXÃO SOBRE SUCESSO E INSUCESSO |
2 |
ÂNGELA CRISTINA ALVES ALBINO |
GESTÃO DA AUTONOMIA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA AVALIAÇÃO |
1 |
ANGELA MARIA MARTINS
CLÁUDIA OLIVEIRA PIMENTA
GLÁUCIA TORRES F. NOVAES |
PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM REGIÕES METROPOLITANAS: UMA ANÁLISE DE FONTES OFICIAIS |
1 |
ANGELA MARIA MONTEIRO DA MOTTA PIRES |
A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM PROCESSO DEMOCRÁTICO DE CONSTRUÇÃO? |
1 |
ANTONIO AGOSTINHO DA SILVA FILHO |
PROGRAMA TRAVESSIA: PROPOSIÇÕES DA POLÍTICA DE ACELERAÇÃO DOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PERNAMBUCO |
5 |
ANTONIO SOUSA ALVES
RHOBERTA SANTANA DE ARAÚJO |
A REFORMA DO ESTADO E OS EFEITOS DA POLÍTICA DE FOCALIZAÇÃO DO FUNDEF PARA O FINANCIAMNETO DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO MARANHÃO DE (1996-2006) |
1 |
ARMANDO TERRIBILI FILHO |
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PRIVADAS NA GRANDE SÃO PAULO |
1 |
ÁUREA DE CARVALHO COSTA |
ESCOLA DE SUPER - CIDADÃOS: CRÍTICA ÀS CONCEPÇÕES DE INDIVÍDUO E CIDADÃO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO NEOLIBERAL QUE INFORMA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS |
5 |
ARICELMA COSTA IBIAPINA GENYLTON ODILON RÊGO DA ROCHA |
AS INFLUÊNCIAS DO DEBATE ACERCA DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR |
5 |
BEATRIZ ALVES DE OLIVEIRA
SANDRA APARECIDA RISCAL
MERILIN BALDAN
GUILHERME ANDOLFATTO LIBANORI |
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): A CONSOLIDAÇÃO DA ACCOUNTABILITY NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA |
1 |
BEATRIZ APARECIDA DA COSTA |
BANCO MUNDIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL À PRIMEIRA INFÂNCIA NO BRASIL |
1 |
BERENICE CORSETTI |
UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS |
1 |
BERENICE PINTO MARQUES
LÊDA ANDRADE OLIVEIRA DE SALES
MARIA DE FÁTIMA CUNHA MARQUES
TERESA CRISTINA COELHO DOS SANTOS |
A FORMAÇÃO DOS CONSELHEIROS ESCOLARES EM REDE NA CIDADE DE NATAL/RN |
2 |
BRUNO TELES NUNES |
O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB): UMA ANÁLISE DEMOGRÁFICA E CORRELACIONAL DO PROGRAMA |
1 |
CALINCA JORDÂNIA PERGHER |
ITINERÁRIOS DA POLÍTICA DE TRANSPORTE ESCOLAR |
1 |
CAMILA FERREIRA PINTO DAS NEVES
ALESSANDRA NERY OBELAR |
DÁ ÁREA DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE À BIODIVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
3 |
CARLA IMENES |
O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INFLUÊNCIAS E SEMELHANÇAS COM AS POLÍTICAS INTERNAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA |
1 |
CARMEM DOLORES ALVES |
AS INTERFACES DA LEI 10.639/03 E SUA INCLUSÃO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DO RECIFE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
5 |
CARMEM LUCIA ALBRECHT DA SILVEIRA
ROSIMAR SERENA SIQUEIRA ESQUINSANI
TAÍS MAIARA LOSS LOEHDER |
A INTERVENÇÃO DO FINANCIAMENTO NAS POLITICAS PÚBLICAS DOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO FEDERADOS |
1 |
CAROLINE MACHADO CORTELINI CONCEIÇÃO |
INFÂNCIA E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES QUE PERMEIAM OS TEXTOS LEGAIS |
2 |
CÁSSIA SILVA SANTOS GÓES
KILZA ROGACIANO SANTANA DOS SANTOS
CAMILA DE SOUZA FIGUEIREDO |
MONITORAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL DOS CONSELHOS ESCOLARES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SALVADOR – BA |
2 |
CÉLIA MARIA VIEIRA DOS SANTOS |
O PAPEL DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL DA CIDADE DO RECIFE |
1 |
CELMA TAVARES |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO |
5 |
CIBELE MARIA LIMA RODRIGUES
LARA RODRIGUES VIANA
JÚLIA DE ARAÚJO BERNARDES |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: BREVE ANÁLISE DO CONTEXTO POLÍTICO E DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS |
2 |
CINTHYA CRISTIANE GALVÃO DOS SANTOS |
TRANSFERÊNCIA DE RENDA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O DESCUMPRIMENTO DA CONTRAPARTIDA DA FREQUENCIA ESCOLAR DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA CIDADE DO RECIFE. |
1 |
CÍNTIA CALDONAZO WENDLER |
GESTÃO DEMOCRÁTICA OU COMPARTILHADA – QUANDO E COMO PARTICIPAR? |
2 |
CLÁUDIA DE SOUZA NARDOTO |
PDE E A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DOS PROGRAMAS GESTAR II E PRÓ-LETRAMENTO |
1 |
CLAUDIA TAVARES DO AMARAL |
DEMANDAS JUDICIAIS EM QUESTÕES REFERENTES AO ENSINO SUPERIOR |
3 |
CLAUDILENE ABADIA FREITAS GUIMARÃES
LUCIA DE FATIMA VALENTE |
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS DE ITUIUTABA – MG: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DA AVALIAÇÃO |
1 |
CLOTENIR DAMASCENO RABELO
|
COORDENAÇÃO E COLABORAÇÃO FEDERATIVA NA POLÍTICA E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE 2003 A 2006 |
2 |
CLOVIS N. KASSICK
JOSÉ S. BENTO
PAULO R. S. DUTRA
KARIN E. VON SCHMALZ PEIXOTO |
A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: DIFICULDADES À SUA IMPLANTAÇÃO |
4 |
CONCEIÇÃO REGINA PINTO DE OLIVEIRA
DIVINA LEILA SÔARES SILVA
VERÔNICA BELFI RONCETTI PAULINO
VALDETE CÔCO |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL NOS MUNICÍPIOS DE GUARAPARI, PANCAS E AFONSO CLÁUDIO/ES: PESQUISAS ASSOCIADAS |
2 |
CRISOLITA GONÇALVES DOS SANTOS COSTA |
O UNIVERSO ESCOLAR: DESAFIO DA RELAÇÃO ENTRE O PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO) E O PDE ESCOLA (PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA) |
2 |
CRISTIANE DE ALMEIDA VIEIRA DA SILVA |
DILEMAS EM TORNO DA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA BAHIA: UMA DÉCADA PÓS-LDBEN/96 (1997-2006) |
1 |
CRISTIANE MACHADO
OCIMAR MUNHOZ ALAVARSE |
AVALIAÇÃO INTERNA NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR |
1 |
DANIELA CUNHA TERTO
MAGNUS JOSÉ BARROS GONZAGA
SUÊLDES DE ARAÚJO |
GESTÃO ESCOLAR, TEORIA POLÍTICA E DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA |
2 |
DANIELE SIMÕES BORGES
ISABELA PANDOLFO ABRAHÃO |
DOCÊNCIA INOVADORA NO ENSINO SUPERIOR |
3 |
DANIELLE CHRISTIANE DA SILVA VIVEIROS |
POBLEMA, POBEMA OU PROBLEMA? VALE TUDO AGORA, SEM PRECONCEITOS? |
5 |
DANIELLE DIAS DA COSTA |
O PROUNI NO CONTEXTO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DADOS PRELIMINARES SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSO DECORRENTE DO PROGRAMA, NO BRASIL (2005-2010) |
3 |
DANIELLE XABREGAS PAMPLONA NOGUEIRA |
PROGRAMA TV ESCOLA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: DESVELANDO SUAS RELAÇÕES |
2 |
DAYANA RIBEIRO DOS SANTOS
ANA LÚCIA BORBA DE ARRUDA |
GESTÃO ESCOLAR NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA (CAIC): UM OLHAR SOBRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO |
2 |
DÉBORA SUZANE DE ARAÚJO FARIA
DANTE HENRIQUE MOURA |
TRABALHO E EDUCAÇÃO NO PROEJA |
4 |
DENISE CAMARGO GOMIDE |
A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DOS ANOS 90 E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÕES EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
1 |
DENISE XAVIER TORRES
GIRLEIDE TÔRRES LEMOS |
EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: TRAJETÓRIA DE LUTAS PELO DIREITO A UMA EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA |
5 |
DIANA GOMES DA SILVA CERDEIRA |
A RECEPÇÃO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA PELOS GESTORES ESCOLARES: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO E DUQUE DE CAXIAS |
1 |
DIÓGENES ARRUDA FERREIRA |
DISCURSOS SOBRE GLOBALIZAÇÃO: REFERÊNCIAS PARA A ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL |
3 |
DORA CASTRO
LUÍS ROTHES
|
OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM PORTUGAL: QUE CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO LOCAL DA EDUCAÇÃO? |
3 |
EDILENE DA SILVA SANTOS
DESIRÈE ANDRESSA FABIÃO DE ARAÚJO VIEIRA
SILVÂNIA DA SILVA SANTOS |
O IMPACTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA UFPB – VIRTUAL |
3 |
EDMILSON JOVINO DE OLIVEIRA |
FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO: A EQUALIZAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDEF (2006) E FUNDEB (2011) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE. |
1 |
EDNA MARZZITELLI PEREIRA |
A ESCOLA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS |
2 |
EDNACELÍ ABREU DAMASCENO
GRACE GOTELIP
LÚCIA DE FÁTIMA MELO
TATIANE CASTRO DOS SANTOS |
O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ESTADO DO ACRE |
2 |
EDNÉIA CONSOLIN POLI
ISABELLE FIORELLI SILVA |
A QUALIDADE DO ENSINO PÚBICO EM IBIPORÃ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DADOS DO INEP |
1 |
EDSON MACIEL PEIXOTO
VANIA CARVALHO DE ARAÚJO |
OS IMPACTOS DO SISTEMA ELEITORAL E DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA NAS POLÍTICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA/ES: RELAÇÕES E REFLEXÕES INICIAIS |
1 |
EDSON PANTALEÃO
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO |
GESTÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO NAS RELAÇÕES COTIDIANAS |
2 |
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA
JOSILENE ERLACHER WERNECK MACHADO FALK
MICHELE PIRES CARVALHO
EMERSON NUNES DA COSTA GONÇALVES |
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DOCENTE E A GESTÃO ESCOLAR |
2 |
EDVALDO FRANCISCO DO NASCIMENTO |
OS PROFESSORES E O PROCESSO EDUCACIONAL DO OPERARIADO NO SERTÃO DE ALAGOAS. A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO FABRIL DA PEDRA (1902 – 1926) |
3 |
EGESLAINE DE NEZ |
UM BALANÇO DOS PLANOS NACIONAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA DE 1975 A 2011: EM FOCO A REGULAÇÃO |
3 |
ELENY BRANDÃO CAVALCANTE
LILIANE VIANA SOARES
PATRÍCIA SIQUEIRA DOS SANTOS |
INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO REGULAR: ENTRE O DISCURSO OFICIAL E A REALIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR |
5 |
ELIANE MARIA COCCO
EDITE MARIA SUDBRACK |
A OBMEP E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: CAMINHOS INICIAS DE INVESTIGAÇÃO |
1 |
ELIEL DA SILVA MOURA |
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2001-2010: IMPACTOS DA EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL E SOCIOPOLÍTICA NA CONSTRUÇÃO DO NOVO PNE |
1 |
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
MARIA DAS GRAÇAS CORREIA GOMES |
GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONCEPÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NA VISÃO DOS USUÁRIOS DA ESCOLA PÚBLICA |
2 |
ELISEU MIGUEL BERTELLI
ADRIANE DE LIMA PENTEADO |
OS DESAFIOS DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA COM A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO, ACESSO E PERMANÊNCIA |
3 |
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA
ROBERTA FREIRE BASTOS |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PLANEJAMENTO: O PAR COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO |
1 |
ELIZABETH DIEFENTHAELER KRAHE
MARIA DA GLÓRIA SILVA E SILVA
MARIA JULIANI NESI |
REFORMA CURRICULAR DO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA – BRASIL |
3 |
ÉMINA MÁRCIA NERY DOS SANTOS
ALBERTO DAMASCENO
ADRIANA DE NAZARÉ RIBEIRO DIAS |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: A DISTÂNCIA ENTRE INTENÇÃO E GESTO |
5 |
ERIKA CAROLINE DE OLIVEIRA CAVALCANTI |
POLÍTICA EDUCACIONAL EM CICLO NA DÉCADA DE 1980 NO RECIFE: NOTAS SOBRE A ORIGEM DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO ESCOLAR |
5 |
ERINEU FOERSTE |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E UNIVERSIDADE: AVALIANDO PRÁTICAS DE PARCERIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
2 |
EUDES OLIVEIRA CUNHA
MARIA COUTO CUNHA |
CULTURA DA ESCOLA, GESTÃO E DESEMPENHO: ANÁLISE EM DUAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES |
2 |
EVA PAULIANA DA SILVA GOMES
|
O PAPEL DA ASSOCIAÇÃO DE DIRETORES E EX-DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MACEIÓ NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO |
2 |
EVALDO PIOLLI |
GERENCIALISMO E HETERONOMIA:O TRABALHO, A IDENTIDADE E A SAÚDE DO DIRETOR DE ESCOLA FRENTE ÀS POLÍTICAS E PROGRAMAS DE QUALIDADE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO |
1 |
EVERTON BANDEIRA MARTINS
VANESSA DOS SANTOS MOURA |
A QUESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA BREVE ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO EIXO TEMÁTICO “POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA” DA ANPAESUL 2012 |
2 |
FABIANA ERICA DE BRITO ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO |
TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE REESTRUTURAÇÃO PRODUDIVA: FOCO NA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RN |
2 |
FABIANA JUVÊNCIO AGUIAR DONATO
TÂNIA DANTAS GAMA |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES: DESAFIO CONTEMPORÂNEO NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO |
2 |
FABÍOLA BOROWSKY |
O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: PRIMEIROS APONTAMENTOS |
5 |
FABRÍCIA SOUSA MONTENEGRO
EFIGÊNIA MARIA DIAS COSTA
MARISETE FERNANDES DE LIMA
PATRÍCIA MONTENEGRO FREIRE DE CARVALHO |
CURRÍCULO ESCOLAR E DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NORMAL DO MUNICÍPO DE BANANEIRAS / PB |
2 |
FABRÍCIO AARÃO FREIRE CARVALHO |
POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO RECENTE DA POLÍTICA DE FUNDOS: ANÁLISE DA CARREIRA DOCENTE EM ANANINDEU/PA |
1 |
FÁDYLA KÉSSIA ROCHA DE ARAÚJO
JANAÍNA LOPES BARBOSA |
O FUNDEF EM NATAL (1996-2006) E SUAS IMPLICAÇÕES NA REMUNERAÇÃO DOCENTE COMO POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
1 |
FERNANDA AMARAL DE SOUZA |
ANÁLISE DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ARTIGOS DA ANPAE SUL
|
1 |
FERNANDA DA ROSA BECKER
MARIA HELENA FERREIRA DE FARIA |
DEMOCRATIZAÇÃO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROUNI |
3 |
FERNANDA DE CÁSSIA RODRIGUES PIMENTA
CELIA MARIA HAAS |
A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO SUBSÍDIO PARA A GESTÃO E PROMOÇÃO DA QUALIDADE: A OPINIÃO DOS COORDENADORES DE CURSO |
3 |
FERNANDA LIMA SOUZA
IVAN LUIZ NOVAES
BRENO PÁDUA BRANDÃO CARNEIRO |
O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE ITAPICURU – BA: REFLEXÕES EM TORNO DE UMA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EM CONSTRUÇÃO |
2 |
FLAVIANE PELLOSO MOLINA FREITAS
MARISA SCHNECKENBERG |
A GESTÃO CONSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL |
5 |
FLOMAR AMBROSINA OLIVEIRA CHAGAS |
DE CABRAL A CARDOSO: DO SILÊNCIO DA LEITURA À LEITURA DO SILÊNCIO |
2 |
FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO
MARIA APARECIDA DE QUEIROZ |
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS – PAR: UMA POLÍTICA PARA DESCENTRALIZAR AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO |
1 |
FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
JOELSON DE SOUSA MORAIS
NADJA REGINA SOUSA MAGALHÃES |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INTERFACE COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
2 |
FREDERICA PADILHA
ANTÔNIO A. G. BATISTA |
O MODELO DE DESCENTRALIZAÇÃO E A EVOLUÇÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS NO CEARÁ |
1 |
GABRIEL LOPES DE SANTANA |
ESCOLA E COMUNIDADE – REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO |
2 |
GABRIELA SCHNEIDER |
RELAÇÃO DO GASTO ALUNO, CONDIÇÕES DE QUALIDADE E IDEB NOS MUNICÍPIOS PARANAENSES. |
1 |
GICELE MARIA CERVI
LUIZ GUILHERME AUGSBURGER |
GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONQUISTAS E FRAGILIDADES. |
2 |
GILMAR BARBOSA GUEDES |
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA: É NECESSÁRIO EMPODERAR O DISCENTE? |
2 |
GILNEIDE MARIA DE OLIVEIRA LOBO |
INICIATIVAS DE SUCESSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ/RN QUE CONTRIBUÍRAM PARA MELHORIA DO IDEB. |
2 |
GISELE RIETOW
ROMILDA TEODORA ENS
RUDIMAR GOMES BERTOTTI |
IMPACTO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: PDE-PARANÁ E A NOTA DO IDEB EM ESCOLAS ESTADUAIS DE CURITIBA |
2 |
GIVÂNIA MARIA DA SILVA |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO DE DIREITOS E CIDADANIA NO QUILOMBO DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS |
5 |
GLAUCILENE SEBASTIANA NOGUEIRA LIMA
MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
ANSELMO ALENCAR COLARES |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO GESTOR ESCOLAR |
2 |
GRAZIELA ZAMBÃO ABDIAN
ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E GESTÃO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES: IMPLICAÇÕES PARA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
1 |
GREICIMARA VOGT FERRARI
BEATRIZ T. DAUDT FISCHER |
PROEJA: A EFETIVAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA ATRAVÉS DA CONJUGAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS? |
4 |
HENRIQUE GUIMARÃES COUTINHO |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: CONTEXTO DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS OU RESPOSÁVEIS EM MUNICÍPIOS DO NORDESTE BRASILEIRO |
1 |
HERCULES GUIMARÃES HONORATO |
O PROJETO SOLDADO CIDADÃO COMO POLÍTICA EDUCACIONAL PROFISSIONAL DE INSERÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO |
4 |
IÁGRICI MARIA DE LIMA MARANHÃO
LUCIANA ROSA MARQUES |
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NOS MECANISMOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA |
1 |
IDNELMA LIMA DA ROCHA |
A EFETIVAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO ESTADO DE ALAGOAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA – AL |
1 |
IÊDA MARIA MAIA PIRES |
A GESTÃO ESCOLAR E O DESAFIO DE UMA PARCERIA “EFETIVA” COM A FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO DE “QUALIDADE”. |
2 |
IONE OLIVEIRA JATOBÁ LEAL
IVAN LUIZ NOVAES
BRENO PÁDUA BRANDÃO CARNEIRO |
A UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA/UNEB: PARADOXOS DE UMA GESTÃO QUE COMPLETA 30 ANOS |
3 |
IRENE NUNES LUSTOSA
MAGNA JOVITA GOMES SALES E SILVA |
A ABORDAGEM SISTÊMICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: OS DESDOBRAMENTOS DA TEORIA NA PRÁTICA |
2 |
IRIA BRZEZINSKI |
FÓRUNS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE: ESPAÇO DEMOCRÁTICO MEDIADOR DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DO REGIME DE COLABORAÇÃO? |
2 |
IRIS BEZERRA DA HORA
ROSÂNGELA MARIA DE OLIVEIRA SILVA |
O ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE DE ENSINO DE NATAL/RN: A MUNICIPALIZAÇÃO – CRESCIMENTO DA MATRÍCULA – EM TEMPOS DE FUNDEF E FUNDEB (1996-2010) |
1 |
IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILÉO |
A REFORMA DO ESTADO E SUAS INTERFACES COM O TERCEIRO SETOR: PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADO E SUAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS NO CENÁRIO BRASILEIRO |
1 |
IRYS DE FÁTIMA GUEDES DO NASCIMENTO |
UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: REFLEXÕES NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
5 |
IVONALDO LEITE |
PERSPECTIVAS DA POLÍTICA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO |
2 |
IZA CRISTINA PRADO DA LUZ
DIANA LEMES FERREIRA |
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO, AVALIAÇÃO E TRABALHO DOCENTE EM ANÁLISE |
2 |
IZABEL CRISTINA DA SILVA PADINHA
JOSÉ PEDRO GARCIA OLIVEIRA |
IMPLICAÇÕES DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-ESCOLA) NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO BATISTA/CAMETÁ/PA. |
2 |
IZETE MAGNO CORRÊA
NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO |
O PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM IGARAPÉ-MIRI - PA DINÂMICAS INSTITUÍDAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO MUNICIPAL |
2 |
JACICLEIDE FERREIRA TARGINO DA CRUZ MELO
DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES |
ESTÁGIO SUPERVISONADO - CONTEXTO FORMATIVO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
2 |
JAMERSON ANTÔNIO DE ALMEIDA DA SILVA
KATHARINE NÍNIVE PINTO SILVA |
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INTEGRAL NO GOVERNO LULA/DILMA: A “HEGEMONIA ÀS AVESSAS” |
1 |
JANAINA MADEIRA BRITO
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS |
TECENDO PESQUISAS E POLÍTICAS PÚBLICAS: A SAÚDE DO PROFESSOR, O TERRITÓRIO E A NARRATIVIDADE NA EDUCAÇÃO |
1 |
JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA |
A FUNÇÃO GESTORA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. |
2 |
JANE RANGEL ALVES BARBOSA
ALVARO MARIANO DOS PASSOS |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONSTRUINDO UMA POLÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE QUALIDADE VOLTADA PARA A INCLUSÃO SOCIAL |
4 |
JAQUELINE DOS SANTOS OLIVEIRA
RAQUEL FONTES BORGHI |
OFERTA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PARCERIAS/ CONVÊNIOS COM INSTUIÇÕES PRIVADAS COM FINS LUCRATIVOS |
1 |
JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO |
GESTÃO DEMOCRÁTICA & ELEIÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES NOS MUNICÍPIOS ALAGOANOS |
2 |
JEAN MÁRIO ARAÚJO COSTA
ROSEMEIRE BARAÚNA MEIRA DE ARAÚJO |
A RELAÇÃO ENTRE OS ENTES FEDERADOS NA POLÍTICA DE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR - NO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL |
1 |
JEANNETTE FILOMENO POUCHAIN RAMOS |
REGIME DE COLABORAÇÃO E GARANTIA DO DIREITO AO ENSINO MÉDIO |
1 |
JHONATAN UELSON PEREIRA SOUSA DE ALMADA |
PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO EM TRIGUEIRO MENDES |
1 |
JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA |
OS PAPÉIS SOCIAIS E A GESTÃO |
3 |
JOÃO JORGE CORREA |
A CENTRALIDADE DO “PDE” E DO “PAR” NO ACESSO À POLÍTICA EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA DE GESTÃO NA MICRORREGIÃO DE FOZ DO IGUAÇU NO PARANÁ |
1 |
JOEDSON BRITO DOS SANTOS |
AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUALIDADE: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE HANNOUN E A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UMA APOSTA ENACTANTE |
1 |
JOHN MATEUS BARBOSA |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E OS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS: O MITO DAS CIDADES EDUCADORAS |
1 |
JOKASTA PIRES VIEIRA FERRAZ
ANDREA POLENA
SIMONY RAFAELI QUIRINO |
FINBRA E SIOPE, O QUE OS DADOS NOS DIZEM? |
1 |
JORGE ADELINO COSTA
SYLVIE MARINHO |
OS ESPAÇOS NO QUOTIDIANO DO GESTOR ESCOLAR EM PORTUGAL: DIZ-ME ONDE ANDAS, DIR-TE-EI QUE LÍDER ÉS ! |
1 |
JORGE EDUARDO DE OLIVEIRA |
O FIM DO DEPARTAMENTO DE ENSINO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFAL: (MICRO) POLÍTICA NA GESTÃO UNIVERSITÁRIASOB ABORDAGEM WEBERIANA |
3 |
JOSÉ MOISÉS NUNES DA SILVA |
A IMPLEMENTAÇÃO DO EMI NO PROEJA NO IFRN |
4 |
JOSILENE QUEIROZ DE LIMA |
GESTÃO ESCOLAR E FAMÍLIAS: NOTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE PESQUISA |
2 |
JUCELI BENGERT LIMA
ALDENIZE FERREIRA DE LIMA |
O (NÃO) USO DOS INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO |
1 |
JULIANA CAROLINA BARCELLI
VIVIANE WELLICHAN |
REGULAMENTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES E AÇÕES DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO |
2 |
JULIANA FATIMA SERRAGLIO PASINI |
IDEB E POLÍTICAS MERITOCRÁTICAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU/PR |
1 |
JULIANA GUIMARÃES FARIA
DANIELA DA COSTA BRITTO PEREIRA LIMA
MIRZA SEABRA TOSCHI |
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
3 |
JULIANA LUMERTZ |
AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O INSTITUTO AYRTON SENNA |
1 |
JÚLIO CÉZAR GARCIA
DENISE SILVA ARAÚJO
HELVÉCIO GOULART MALTA DE SÁ
SHIRLEY CARMEM DA SILVA |
TRABALHO, EDUCAÇÃO, CAPITAL: UMA RELAÇÃO DE CONFLITOS |
4 |
KARINE PIAIA
TELMO MARCON
LUCIANE SPANHOL BORDIGNON
CONSUELO PIAIA |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: DESAFIOS DO ESTADO NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO |
1 |
KARLA CRISTINA SILVA SOUSA
MARIA DO SOCORRO ESTRELA PAIXÃO
BERGSON PEREIRA UTTA |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E GESTÃO ESCOLAR: NASCE A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS? |
1 |
KÁTIA VALÉRIA ATAÍDE E SILVA
MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS |
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E PDE-ESCOLA: JUNÇÕES E DISJUNÇÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA |
2 |
KIZE ARACHELLI DE LIRA SILVA
MÁRCIA MARIA GURGEL RIBEIRO |
DEMOCRATIZAÇÃO E QUALIDADE SOCIAL: ENTRE PRÁTICAS, SABERES E PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
5 |
LARISSA MARIA DA COSTA FERNANDES OLIVEIRA
ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A MOBILIDADE ESTUDANTIL NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA |
3 |
LEONETE LUZIA SCHMIDT
ROSINETE COSTA FERNANDES CARDOSO |
A ATUAÇÃO DOS DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA EM RELAÇÃO AO BLOCO ALFABETIZADOR |
2 |
LETÍCIA CARNEIRO AGUIAR |
UMA REFEXÃO SOBRE O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA |
2 |
LÍBIA MARIA SERPA AQUINO |
ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM OS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO COM ÊNFASE NO PROJETO DE LEI 8035/2010 |
1 |
LIDIANE LIMANA PUIATI
VANESSA SANDRI |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERIÓDICOS ACADÊMICO-CIENTIFICOS DA ÁREA EDUCACIONAL |
2 |
LILIANE RIBEIRO DE MELLO
REGIANE HELENA BERTAGNA |
APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE QUALIDADE EDUCACIONAL: RESULTADOS DO IDEB E FATORES SOCIOECONÔMICOS |
1 |
LINCOLN MORAES DE SOUZA
MARIA DAS VITÓRIAS FERREIRA DA ROCHA |
UMA AVALIAÇÃO DO PROINFO E SUA GESTÃO NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN |
1 |
LINCOLN TAVARES SILVA |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS JOVENS SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE: INDÍCIOS E CONSTATAÇÕES |
2 |
LUANA COSTA ALMEIDA
ADILSON DALBEN |
MOBILIDADE DE ALUNOS ENTRE ESCOLAS: INDÍCIOS DE UMA FACETA DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL |
1 |
LUCIA HUGO UCZAK
LIANE MARIA BERNARDI
ALEXANDRE JOSÉ ROSSI |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA ENSINO, APRENDIZAGEM E GESTÃO |
1 |
LÚCIA MARIA DE ASSIS
RÓBIA CRISTINA RITA DA LUZ |
AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E CONFLITOS DA PRÁTICA |
1 |
LUCIANA AUGUSTO BARRETO |
IDENTIDADE E RACISMO: AS RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS DE PODER |
5 |
LUCIANA BAGOLIN ZAMBON
TÁBATA VALESCA CORRÊA |
ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO NO RS |
2 |
LUCIANA BANDEIRA BARCELOS |
GESTÃO E QUALIDADE NA EJA: PRÁTICAS INSTITUINTES NA VISÃO DA EQUIPE GESTORA |
1 |
LUCIANA CORDEIRO LIMEIRA |
GESTORES ESCOLARES E O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA |
2 |
LUCIANA PIMENTEL RHODES GONÇALVES |
A CRISE DA/NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA AGENDA PÓS - MODERNA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS |
5 |
LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
MARIA GORETTI CABRAL BARBALHO |
AVALIAÇÃO E GERENCIALISMO: QUAL QUALIDADE EDUCACIONAL? |
1 |
LUCIMARA DEL POZZO BASSO |
ESTUDO ACERCA DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD – PERÍODO DE 1996 E 2013 |
2 |
LUCRÉCIA STRINGHETTA MELLO |
A GESTÃO COLEGIADA E SEUS ENTORNOS: REFLEXÕES SOBRE A COORDENAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR NOS MEANDROS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR |
2 |
LUIZ APARECIDO ALVES DE SOUZA |
TRABALHO DOCENTE E A QUESTÃO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA |
5 |
LUIZ CARLOS DE SOUZA
|
INFLUÊNCIAS DO PROJOVEM URBANO SOBRE AS CONDIÇÕES DE OFERTA EDUCACIONAL PARA A JUVENTUDE |
1 |
LUIZA FREIRE NOGUCHI |
INFÂNCIA, DIREITO À EDUCAÇÃO E REGIÃO METROPOLITANA |
5 |
LUZIANE DE ASSIS RUELA SIQUEIRA |
ESCOLA PARA O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: IGUAL OU DIFERENTE? |
5 |
MAD´ANA DESIRÉE RIBEIRO DE CASTRO
SEBASTIÃO CLÁUDIO BARBOSA |
A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA INSTITUCIONALIDADE PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM TEMPOS DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL |
4 |
MAGALI CASTRO
MARIA CÉLIA DE FREITAS FERNANDES |
CURSO DE PEDAGOGIA COMO ESTRATÉGIA DE RECONVERSÃO PARA ALUNOS COM BAIXO ACESSO AOS CAPITAIS CULTURAL, ECONOMICO E SOCIAL: ESTUDO À LUZ DA TEORIA BOURDIEUSIANA |
5 |
MAGNUS JOSÉ BARROS GONZAGA |
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN |
2 |
MARCELO LIMA
ITAMAR MENDES DA SILVA |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESPÍRITO SANTO: PERSPECTIVAS DO DEBATE ACERCA QUALIDADE A PARTIR DOS RESULTADOS DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENEM |
1 |
MARCIA AURELIA NAZÁRIO
ANA LÚCIA FELIX DOS SANTOS |
POLÍTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MUNICIPALIZAÇÃO E REGIME DE COLABORAÇÃO |
2 |
MÁRCIA CRISTINA DA SILVA MACHADO
JOSÉLIA BARBOSA MIRANDA
CRISTINA SAYURI CÔRTES OUCHI DUSI |
A GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DE MELHORIA NO DESEMPENHO EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO CASO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA – MG |
2 |
MARCO ANTÔNIO DE CARVALHO
MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO |
O TÉCNICO AGRÍCOLA E SEUS CONTEXTOS: DIALÉTICA DO PROPOSTO E DO EFETIVADO, DOS DISCURSOS E DAS AÇÕES OBJETIVAS |
4 |
MARGARIDA MONTEJANO DA SILVA
MARA REGINA LEMES DE SORDI
GEISA DO SOCORRO CAVALCANTI VAZ MENDES |
PERCEPÇÕES DOS DIRETORES SOBRE A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: O FOCO NAS CPAS |
1 |
MARGARITA VICTORIA RODRÍGUEZ
SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO |
IMPLANTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) EM MATO GROSSO DO SUL |
2 |
MARI NEIA VALICHESKI |
O CICLO ADMINISTRATIVO NA GESTÃO DO IFB: UMA ANÁLISE SOBRE AS FUNÇÕES NO PROCESSO ADMINISTRATIVO |
4 |
MARIA ALDEIZA DA SILVA |
OS COLEGIADOS E A GESTÃO ESCOLAR NO RN: EXPERIÊNCIAS DOS GESTORES |
2 |
MARIA ANGÉLICA DA GAMA CABRAL COUTINHO |
A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO E A INSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS: UM ESTUDO DE CASO |
1 |
MARIA ANGÉLICA DA SILVA
SIMONE ANDRADE NÓBREGA |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SUA POLÍTICA DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DE CARUARU |
1 |
MARIA ANGÉLICA PENATTI PIPITONE
DAVI ANDRADE PACHECO
JOÃO ANTONIO GAMBARO
MARCIO BORTOLETTO FESSEL |
A TUTORIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA: O CASO DO PROGRAMA “A REDE APRENDE COM A REDE” |
2 |
MARIA ANGÉLICA RODRIGUES MARTINS
AMÉLIA CRISTINA ELIAS DA PONTE |
A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO SINAES: A PRODUÇÃO NO BANCO DE TESES DA CAPES (2004-2010) |
3 |
MARIA ANTONIA VIDAL FERREIRA
MARIA EDINELMA MACIEL DA SILVA FERREIRA |
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
3 |
MARIA APARECIDA DOS SANTOS FERREIRA
MAGNA FRANÇA |
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDEF E DO FUNDEB NA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DO RN |
1 |
MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: ATUAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NOS SISTEMAS DE ENSINO LOCAIS |
1 |
MARIA CÉLIA BORGES |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO |
2 |
MARIA CLARA DI PIERRO |
HISTÓRICO E POLÍTICAS PÚBLICAS CONTEMPORÂNEAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
1 |
MARIA DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA
THIAGO EMMANUEL ARAÚJO SEVERO
LOUIZE GABRIELA SILVA DE SOUZA
MÔNICA KARINA SANTOS REIS |
DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTICA PARA UMA ECOLOGIA DAS IDEIAS E DA AÇÃO |
5 |
MARIA DA CONCEIÇÃO DOS REIS
NÍDIA NUNES MÁXIMO |
POLÍTICA EDUCACIONAL DO BRASIL E OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ |
5 |
MARIA DA CONSOLAÇÃO ROCHA |
POLITICAS DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DE BELO HORIZONTE (1993/2007): A AVALIAÇÃO DE GESTORES E SINDICALISTAS |
1 |
MARIA DE FÁTIMA CÓSSIO |
POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE OS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPAE SUL |
1 |
MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA
JAQUELINE MARCELA VILLAFUERTE BITTENCOURT |
CONSULTORES OU INDUTORES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: QUEM SÃO ELES? |
1 |
MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO FRANCO LAUANDE |
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: COMO INSTÂNCIAS DE CONTROLE DO ESTADO |
1 |
MARIA DE FÁTIMA SOUSA LIMA |
O CONSELHO ESCOLAR: NO CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA |
1 |
MARIA DE LOURDES HAYWANON SANTOS ARAUJO |
AVALIAÇÃO INTERNACIONAL: CONCEPÇÕES INERENTES AO PISA E SEUS RESULTADOS NO BRASIL |
1 |
MARIA DO CARMO LOBATO DA SILVA
MARINALVA SILVA OLIVEIRA |
OS REFLEXOS DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES PARA MEDIAR CONHECIMENTOS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN |
2 |
MARIA DO SOCORRO PEREIRA DA SILVA
MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
DENISE BEZERRA FAÇANHA PESSOA |
LUTAS JUVENIS, EDUCAÇÃO POPULAR E POLÍTICAS PÚBLICAS POR EDUCAÇÃO PÚBLICA |
5 |
MARIA EDILENE DA SILVA RIBEIRO
VERA LÚCIA JACOB CHAVES |
A GESTÃO UNIVERSITÁRIA COMO FOCO DE PESQUISA |
3 |
MARIA LÚCIA MONTEMÓR
MARIA CECÍLIA LUIZ |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA COLETIVA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA |
2 |
MARIA MARTA LOPES FLORES |
PROFESSORES DE APOIO |
5 |
MARIA NEUSA DE OLIVEIRA |
DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR À PRIVATIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE |
3 |
MARIA RAQUEL CAETANO |
RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: A GESTÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO NO PROGRAMA CIRCUITO CAMPEÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA |
2 |
MARIA ROSANA DE OLIVEIRA CASTRO |
POLÍTICA EDUCACIONAL: GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E COMPETITIVIDADE |
2 |
MARIANA L. OLIVEIRA
RUY DE DEUS E MELLO NETO |
AS DIFERENÇAS ENTRE O DITO E O PERCEBIDO NAS POLÍTICAS DE JUVENTUDE DO GOVERNO LULA: CASO PROUNI E PROJOVEM ORIGINAL EM PERNAMBUCO |
5 |
MARIANA PELEJE VIANA
RUBENS BARBOSA DE CAMARGO |
GESTÃO FINANCEIRA ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE OS PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESCENTRALIZADOS DA REDE ESTADUAL E DA REDE MUNIPAL DE SÃO PAULO ENTRE 2006 E 2009I |
1 |
MARIÂNGELA DA ROSA AFONSO
JOSÉ ANTONIO BICCA RIBEIRO
MARIA DA GRAÇA GOMES RAMOS
TÂNIA ELISA MORALES GARCIA |
EXPANSÃO, EVASÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: IMPACTOS DO REUNI |
3 |
MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
CLÁUDIA LETÍCIA DE CASTRO DO AMARAL
LILIANA SOARES FERREIRA |
A OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DA REGIÃO CENTRAL: UMA PROPOSTA EM CONTRADIÇÃO |
4 |
MARILEIDE GONÇALVES FRANÇA |
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
1 |
MARLUCE LEILA SIMÕES LOPES |
A DIFERENÇA COMO CRITÉRIO DE DISCRIMINAÇÃO: (SER) NEGRA/O E (SER) INDÍGENA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR |
5 |
MARTA LUZ SISSON DE CASTRO |
O USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SUL DO BRASIL |
2 |
MELÂNIA MENDONÇA RODRIGUES
MÔNICA MARTINS DE OLIVEIRA |
DISCUTINDO A RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DA PARAÍBA |
1 |
MICHELE BORGES DE SOUZA
VERÔNICA LIMA CARNEIRO
CARLOS JOSÉ DE MELO MOREIRA |
SALÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NA ÓTICA DO BANCO MUNDIAL |
1 |
MICHELE GUERREIRO FERREIRA
DELMA JOSEFA DA SILVA
JANSSEN FELIPE DA SILVA |
UM OLHAR ATRAVÉS DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS LATINO-AMERICANOS SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA POLÍTICA CURRICULAR NACIONAL |
5 |
MIGUEL HENRIQUE RUSSO |
GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL E A PLURALIDADE DE PROPOSTAS |
2 |
MÔNICA PICCIONE GOMES RIOS
ORTENILA SOPELSA |
GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
2 |
NADIA BIGARELLA
REGINA TEREZA CESTARI DE OLIVEIRA |
POLÍTICAS PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (1999 – 2010): GERENCIAL E DEMOCRÁTICA |
2 |
NADIA PEDROTTI DRABACH |
AS FORMAS DE PROVIMENTO À FUNÇÃO DE DIRETOR ESCOLAR NO BRASIL A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995 |
2 |
NAIRA LISBOA FRANZOI
CARLA ODETE BALESTRO SILVA
RITA DE CÁSSIA DIAS COSTA |
PROEJA E PRONATEC: A DANÇA DOS ATORES ENTRE A FORMULAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS |
4 |
NATÁLIA JIMENA DA SILVA AGUIAR
ANNA RITA SARTORE |
DISCURSO DOCENTE SOBRE A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO COTIDIANO ESCOLAR: PROFESSORES TECENDO SENTIDOS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA |
2 |
NATHÁLIA POTIGUARA DE MORAES LIMA |
O MOVIMENTO DAS MATRÍCULAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE COM A IMPLEMENTAÇÃO DO FUNDEF (1998) E DO FUNDEB (2007). |
1 |
NEILA PEDROTTI DRABACH
MARIA ELIZABETE LONDERO MOUSQUER |
TRAJETÓRIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 1985 A 2010 |
1 |
NEUSA CHAVES BATISTA |
A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DO PROGRAMA PRÓ-CONSELHO |
2 |
NONATO ASSIS DE MIRANDA
NIANI COSTA MORAES |
O IDEB E O DESEMPENHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC |
1 |
NORMA GONZAGA DE MATOS |
A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA BAHIA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
3 |
OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA |
INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA MUNCIPAL DE ENSINO: ENTRE O LOCAL E O NACIONAL, O POLÍTICO E O IDEOLÓGICO |
1 |
PAOLA ANDRESSA SCORTEGAGNA
RITA DE CÁSSIA DA SILVA OLIVEIRA |
TRABALHO DOCENTE NA EJA NA CIDADE DE PONTA GROSSA: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS |
2 |
PATRÍCIA MARIA UCHÔA SIMÕES
DANIELLE MYLENE REIS LINS |
IMPLEMENTAÇÃO DO PROINFÂNCIA NOS MUNICÍPIOSDE PERNAMBUCO |
1 |
PATRÍCIA ROCHA DE BRITO LIRA |
A CULTURA DO DESEMPENHO NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO MODELO AMERICANO |
1 |
PAULA CRISTIANE ANDRADE COELHO |
A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA CRIANÇA NA GESTÃO ESCOLAR: PRESSUPOSTOS E POSSIBILIDADES |
2 |
PEDRO GANZELI
CLEITON DE OLIVEIRA |
REGIME DE COLABORAÇÃO: O CASO EM TRÊS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS |
1 |
PEDRO ISAAC XIMENES LOPES |
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES): DO PROCESSO DE FORMULAÇÃO ÀS POSSIBILIDADES ATUAIS DE ENCAMINHAMENTOS |
3 |
PENILDON SILVA FILHO |
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UFBA SOBRE O PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UNIVERSIDADE COMO INSTRUMENTO DE JUSTIÇA SOCIAL |
5 |
PRISCILLA DO CARMO
LUCINALVA DE ALMEIDA |
O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: DISCURSOS SOBRE A PROFISSIONALIDADE DAS ESTUDANTES / PROFESSORAS EM FORMAÇÃO. |
2 |
RAFAELA MARCHETTI
ARIEL C. GATTI VERGNA |
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO CARLOS/SP: EMBATES E CONCEPÇÕES ACERCA DAS PERSPECTIVAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
1 |
RAIMUNDA ALVES MOREIRA DE ASSIS
DARLUCE ANDRADE DE QUEIROZ |
IMPACTOS DA MUNICIPALIZAÇÃO NA GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CANAVIEIRAS – BA |
1 |
RAIMUNDO SOUSA |
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: GESTÃO FINANCEIRA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA EM TERRA INDÍGENA? |
1 |
RENATA CRISTINA CABRERA
LUCIANA MARIA LUNARDI CAMPOS |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS TEXTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS DE 2000 A 2012 |
2 |
RENATA MALDONADO DA SILVA |
PERMANÊNCIAS E REFORMULAÇÔES NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÂO SUPERIOR: A IMPLANTAÇÂO DO PROIES - PROGRAMA DE ESTÍMULO À REESTRUTURAÇÃO E AO FORTALECIMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
3 |
RENATA MARIA MOSCHEN NASCENTE |
A CONSTRUÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO |
2 |
RENÊ SILVA
LEILA PIO MORORÓ |
OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) |
2 |
RIANE CONCEIÇÃO FERREIRA FREITAS
GILMAR PEREIRA DA SILVA |
TRABALHO E FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARÁ |
4 |
RICARDO AUGUSTO NUNES PRADO
MARIANA SIQUEIRA PRADO |
A PRECARIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR EM FACE DA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL |
4 |
RICARDO BURG CECCIM
RAPHAEL MACIEL DA SILVA CABALLERO |
PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO DESENVOLVIMENTO E MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES INSTITUCIONAIS NA INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO EM SAÚDE: INTERROGAÇÃO À POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. |
3 |
RITA DE CÁSSIA BARRETO DE MOURA |
PROGRAMAS BOLSA FAMÍLIA E BOLSA ESCOLA DO RECIFE: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES, CONDICIONALIDADES E IMPACTOS |
1 |
RITA DE CÁSSIA DA SILVA OLIVEIRA |
POLITICAS PUBLICAS E A UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE NAS DISSERTAÇÕES E TESES: DE 2000 A 2009 |
5 |
RIVANDA DOS SANTOS NOGUEIRA
LUCILENE FERREIRA DE ALMEIDA |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA EM ÂMBITO ESTADUAL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES À EXPERIÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ACRE |
1 |
RODRIGO FABIANO SOUZA DOS SANTOS |
POLÍTICA E GESTÃO DO (DES) ENVOLVIMENTO HUMANO: A DISSONÂNCIA COGNITIVA DAS COOPERAÇÕES TÉCNICAS INTERNACIONAIS EM PAÍSES SUBOPORTUNIZADOS |
5 |
RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
JOÃO PAULO DA CONCEIÇÃO ALVES |
JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: QUESTÕES DE DIVERSIDADE E CLASSE DAS JUVENTUDES NA AMAZÔNIA |
4 |
ROSA MARIA DE FREITAS ROGERIO |
A PRODUÇÃO SOBRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: O QUE DIZEM OS PERIÓDICOS BRASILEIROS |
2 |
ROSÂNGELA FRITSCH
RICARDO VITELLI
CLEONICE SILVEIRA ROCHA |
DEFASAGEM IDADE-SÉRIE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DO RS |
1 |
ROSELI BATISTA DE JESUS
NALÚ FARENZENA |
A POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO – ORIENTAÇÕES CURRICULARES: BREVE ANÁLISE |
2 |
ROSILENE LAGARES |
INSTITUCIONALIZAÇÃO DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES E COMPLEXIDADE |
1 |
RUTE PEREIRA ALVES DE ARAÚJO
MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA |
CURRÍCULO, LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: TRILHAS DE UM PERCURSO INVESTIGATIVO |
3 |
RUTE REGIS DE OLIVEIRA DA SILVA |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR (A) ALFABETIZADOR (A) MEDIADA PELA GESTÃO ESCOLAR |
2 |
SAMAI SERIQUE DOS SANTOS JOSENILDA MARIA MAUÉS DA SILVA |
DOCÊNCIA E RELAÇÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO COM PROFESSORAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ |
5 |
SARA ROZINDA MARTINS MOURA SÁ DOS PASSOS
VICTOR NOVICKI |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS ATUAIS |
4 |
SAVANA DINIZ GOMES MELO
ADRIANA DUARTE |
ENSINO MÉDIO NO BRASIL E EM MINAS GERAIS: POLÍTICAS E PROCESSOS |
2 |
SELINA MARIA DAL MORO
MARIA TERESA DAL MORO ANGOLERI |
SUPERAR O ANALFABETISMO: UM DESAFIO PARA OS PODERES PÚBLICOS E PARA A SOCIEDADE CIVIL |
5 |
SÉRGIO EDUARDO MARIUCCI |
A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR EM ESCOLAS CATÓLICAS: ESTUDO SOBRE O PERFIL DO GESTOR E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. |
2 |
SÉRGIO HENRIQUE DA CONCEIÇÃO |
FINANCIAMENTO, OFERTA, GESTÃO EDUCACIONAL E CONTROLE SOCIAL (FOGECS): UM PLANO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DOS CONSELHOS DO FUNDEB |
2 |
SILVANA MESQUITA |
EFEITO INSTITUCIONAL E OS RESULTADOS ESCOLARES: O CLIMA ESCOLAR PODE FAZER A DIFERENÇA? |
2 |
SIMONE ANDRADE NÓBREGA
MARIA ANGÉLICA DA SILVA |
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: AMPLIANDO QUANTIDADES, GARANTINDO QUALIDADE? |
1 |
SIMONE DE FÁTIMA FLACH |
PRESSUPOSTOS GERENCIAIS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO E A DESVALORIZAÇÃO SALARIAL DO PROFESSOR |
1 |
SIMONE GONÇALVES DA SILVA
CINARA MARTINS FARINA ALLEMAND
ANTONIO CARDOSO OLIVEIRA |
ANÁLISE DO EIXO TEMÁTICO “POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA” DA ANPAESUL: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
2 |
SINARA ALMEIDA DA COSTA
SILVIA HELENA VIEIRA CRUZ |
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS |
2 |
SOELMA BELO BESERRA
ANDRÉIA CRISTINA LIMA MARTINS
ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA |
A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA NO ESTADO DO PARÁ: UM ESTUDO DOS PROCESSOS INSTITUÍDOS A PARTIR DE 2008 NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARAENSE |
2 |
SOFIA LERCHE VIEIRA
ELOISA MAIA VIDAL
STELA MARIA MENEGHEL
ANTÔNIO NILSON GOMES MOREIRA |
POLÍTICA EDUCACIONAL E PODER LOCAL EM PEQUENOS MUNICIPIOS |
1 |
SOLANGE MARIA LONGHI
LUCIANE SPANHOL BORDIGNON |
IDEB - ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS: UM ESTUDO NECESSÁRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
2 |
SÔNIA APARECIDA DAS DÔRES |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO MULTIDIMENSIONAL DAS DESIGUALDADES E POBREZA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE (ALAC) |
5 |
SÔNIA MARIA OLIVEIRA DA ROSA
ITAARA GOMES PIRES |
NAS TRILHAS DA AVALIAÇÃO EXTERNA: REDES INTERDISCURSIVAS |
1 |
SONIA MARTINS DE ALMEIDA NOGUEIRA
SÉRGIO ARRUDA DE MOURA |
DIRETRIZES PARA UMA MELHOR QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: O PARFOR COMO AÇÃO POLÍTICA PARA PROMOVER A QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS. UMA ABORDAGEM |
2 |
SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO MASCARENHAS
VERA LUCIA REIS DA SILVA
TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO |
DESAFIOS PARA A GESTÃO DA ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR – INDICADORES DE PESQUISA COM ESTUDANTES DA UFAM |
1 |
SUELY DOS SANTOS SOUZA
GLAUCIA MARIA COSTA TRINCHÃO |
O LIVRO DIDÁTICO E AS INFLUÊNCIAS IDEOLÓGICAS NAS IMAGENS: POR UMA POLÍTICA EDUCACIONAL QUE CONTEMPLE A DIVERSIDADE SOCIAL E CULTURAL |
5 |
SUELY FERREIRA
LUÍS GUSTAVO ALEXANDRE DA SILVA |
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS |
2 |
SUSANA SCHNEID SCHERER |
A POLITECNIA: COMPREENSÃO E POSSIBILIDADES PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NO CAMPO ESCOLAR |
2 |
SUZANA SCHWARTZ
FERNANDA BORK
|
EM BUSCA DO SIGNIFICADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA |
2 |
TARCIA REGINA DA SILVA |
O DIREITO À EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA E ANALFABETA EM TERRITÓRIOS DE MAIORIA AFRODESCENDENTE |
5 |
TELMO MARCON
CONSUELO CRISTINE PIAIA
KARINE PIAIA
IONARA SOVERAL SCALABRIN |
INTER-RELAÇÕES ENTRE GOVERNOS E MOVIMENTO SEM TERRA NA (DES) CONSTRUÇÃO DA ESCOLA ITINERANTE NO RIO GRANDE DO SUL |
2 |
TELMY LOPES DE OLIVEIRA |
O FINANCIAMENTO DAS AÇÕES DO PAR NOS MUNICÍPIOS DO ESPÍRITO SANTO |
1 |
TEREZA CRISTINA CERQUEIRA DA GRAÇA |
FALTAM ALUNOS, FALTAM ESTUDOS: PROCESSOS DE REORDENAMENTO DE REDES ESCOLARES NO BRASIL E EM PORTUGAL |
1 |
TEREZA CRISTINA MEDEIROS PINHEIRO DE LIMA
KARLA KELLEM DE LIMA
THIAGO TEIXEIRA CONFORTI
GABRIELA ARAÚJO ROMÃO |
RELAÇÃO DE COOPERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E EMPRESAS: NA VOZ DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES EM ANÁPOLIS/GOIÁS |
3 |
TEREZINHA FÁTIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS
FRANCISCO WILLAMS CAMPOS LIMA
ONEIDE CAMPOS POJO |
DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NO PARÁ |
1 |
THERESA ADRIÃO
ALEXANDRA DAMASO
LUCIANA SARDENHA GALZERANO |
SÍNTESE DE PESQUISA COM PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O USO DO MATERIAL APOSTILADO PRIVADO EM CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
2 |
THIANA DO EIRADO SENA DE SOUZA
MARIA DE PASSOS BRANDÃO GONÇALVES
ADENILSON S. CUNHA JUNIOR |
O PROCESSO HISTÓRICO DE CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA EJA E A LUTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO A EDUCAÇÃO |
1 |
TIAGO LEANDRO CRUZ NETO
EDNA CRISTINA DO PRADO |
A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NA ÁREA DE CONHECIMENTO DO MODELO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: TENDÊNCIAS, LIMITES E QUESTÕES |
2 |
UBIRAJARA COUTO LIMA
LARISSA MONIQUE DE SOUZA ALMEIDA |
PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: O CAMINHAR DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL |
3 |
UILMA AMAZONAS |
REVISITANDO O PAPEL DO ESTADO ATUAL E AS POLITICAS EDUCACIONAIS DE EJA |
2 |
ULISSÉIA ÁVILA PEREIRA
MARIA DAS GRAÇAS BARACHO |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REGULAR E EJA IMPLEMENTADOS NO IFRN: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS |
4 |
VALCINETE PEPINO DE MACÊDO
ANTÔNIO CABRAL NETO |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NATAL/RN |
2 |
VALMIRA MARIA DE AMARIZ COELHO CRUZ
FREDERICO FONSECA DA SILVA
FABIO ANGEOLETTO
MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA |
A GESTÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO FLEXÍVEL DO NOVO TRABALHADOR |
4 |
VANDRÉ GOMES DA SILVA
NELSON A. S. GIMENES
LISANDRA MARISA PRÍNCEPE
PAULA LOUZANO |
POR QUE SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO INVESTEM EM SISTEMAS PRÓPRIOS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA? |
1 |
VANILSON OLIVEIRA PAZ |
DIMENSÕES PARA ANÁLISE DO PROCESSO DE CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO |
1 |
VERA MARIA VIDAL PERONI
DANIELA DE OLIVEIRA PIRES |
RELAÇÕES ENTRE O TERCEIRO SETOR E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
1 |
VERÔNICA SOARES FERNANDES |
PLANEJAMENTO ESCOLAR: GESTÃO COM FOCO |
2 |
VILMA MIRANDA DE BRITO |
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA AMPLIAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO OBRIGATÓRIA NO BRASIL |
2 |
WANDERSON FERREIRA ALVES |
AVALIAR E GERIR: FORÇA E MISÉRIA DE UM IDEÁRIO PRESENTE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORANEAS |
1 |
WANILDO FIGUEIREDO DE SOUSA
ROSANE MARIA KREUSBURG MOLINA |
A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO CONTEXTO DA REGULAÇÃO TRANSNACIONAL |
5 |
WILSON CAMERINO DOS SANTOS JUNIOR
CISENANDO ANTONIO DOS SANTOS |
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O SISTEMA PRESENÇA: A ESCOLA E A GESTÃO DA POBREZA
|
1 |
WILSON HONORATO ARAGÃO
ANA PAULA ROMÃO DE SOUZA FERREIRA |
O REAL E O VIRTUAL EM DEBATE: OS IMPACTOS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS VIRTUAIS NO COTIDIANO DOS/AS PROFESSORES/AS E GESTORES ESCOLARES |
2 |
ZILDA GLÁUCIA ELIAS FRANCO DE SOUZA
DARIANE BATALHA MAGALHÃES |
OS SABERES DOS PROFESSORES: PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADA PELO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCENCIA-PIBID, NO MUNICIPIO DE HUMAITÁ-AM |
2 |