TÍTULO |
AUTOR |
1. Gestão pedagógica e práticas de ensino e aprendizagem na dimensão da diversidade e da inclusão social e cultural |
DESEMPENHO E INFRAESTRUTURA: MAPEAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO |
ADAILDA GOMES, ANDRÉ REGIS |
PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS: TENSÕES E DESESTABILIZAÇÕES NA AÇÃO DOCENTE |
AMÉLIA MARIA ARAÚJO MESQUITA, GENYLTON ODILON RÊGO DA ROCHA |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O CAMPO:PROBLEMATIZANDO PROCESSOS DE EXCLUSÃO NO SUL DO BRASIL |
ARLETE SALCIDES |
A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E O CONCEITO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES. |
CRISTIANE TERESA DOMBOSCO |
GESTÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO SOCIAL: O QUE PENSAM PROFESSORES E ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO |
GABRIELA SOUSA RÊGO PIMENTEL, CLÉLIA DE FREITAS CAPANEMA, SIMONE LEAL SOUZA COITÉ, SANDRA REGINA DOS SANTOS MENEZES |
A INCLUSÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
GILMAR DE CARVALHO CRUZ, KHALED OMAR MOHAMAD EL TASSA |
AVALIAÇÃO DA ESCRITA EXTERNA À ESCOLA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM SUBSÍDIO PARA A PRÁTICA DOCENTE? |
GLADYS ROCHA, RAQUEL FONTES MARTINS |
MAIS EDUCAÇÃO: A “NOVA” ESCOLA NOVA |
JAMERSON ANTONIO DE ALMEIDA DA SILVA, KATHARINE NÍNIVE PINTO SILVA |
O PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contradições e potencialidades |
JARINA RODRIGUES FERNANDES |
VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE COMPETÊNCIAS FACILITADORAS DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA PESQUISADORES DA EMBRAPA |
JOSÉ CARLOS CAIRES |
TEATRO DO OPRIMIDO E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES NA ATUALIDADE. |
JOSÉ PEREIRA PEIXOTO FILHO , EMILIANA MARIA DINIZ MARQUES |
A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA DE 2003 A 2010 E A PROPOSTA DA INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO PROFISSIONAL |
JUSTINO DE SOUSA JUNIOR |
RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E CURRÍCULOS ESCOLARES: DESAFIOS PARA UMA ESCOLARIZAÇÃO QUE CONTEMPLE EFETIVAMENTE A DIVERSIDADE |
KÁTIA EVANGELISTA REGIS |
A PARTICIPAÇÃO DO ENTORNO NOS ESPAÇOS COLEGIADOS: CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE |
LUANA COSTA ALMEIDA |
GESTÃO PEDAGÓGICA E JUVENTUDE: CONCEITOS E DESAFIOS |
LUCÉLIA DE MORAES BRAGA BASSALO,DENISE GISELE DE BRITTO DAMASCO |
HABILIDADES DE LEITURA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ASSOCIADAS AO SEU APRENDIZADO |
LÚCIA HELENA GAZÓLIS DE OLIVEIRA |
AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS GOVERNOS LULA (2003-2010) |
MARCELO PAGLIOSA CARVALHO |
ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PROJETO “ACELERAR PARA VENCER” (PAV) EM MINAS GERAIS |
MÁRCIA HELENA SIERVI MANSO, NEUZA MARIA DE OLIVEIRA MARSICANO |
ESTADO DA ARTE: DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL |
MARCIA REGINA MOCELIN, SARITA A. DE OLIVEIRA FORTUNATO |
A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. |
MARIA APARECIDA GUEDES MONÇÃO |
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E PARTICIPAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS E LIMITES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE |
MARIA INÊS BOMFIM, VALÉRIA GOULART |
AMPLIAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL VIA PROINFÂNCIA: ANÁLISES DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EM COLABORAÇÃO |
MARIA LUIZA RODRIGUES FLORES, DÉBORA TEIXEIRA DE MELLO |
A CULTURA ORAL NA ESCOLA ESCRITA |
MARIÂNGELA TOSTES INNOCÊNCIO |
A REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CICLOS: TRAJETÓRIA DOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO |
MARÍLIA CLARET GERAES DURAN, JOÃO CARDOSO PALMA FILHO, MARIA LEILA ALVES |
O TRABALHO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS QUE ENCONTRAM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICIPIO DE ARAUCÁRIA - PARANÁ - BRASIL |
MONALIZA EHLKE OZÓRIO HADDAD |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
PATRÍCIA CORREIA DE PAULA MARCOCCIA, MARIA IOLANDA FONTANA, MARIA ANTÔNIA DE SOUZA, REGINA BONAT PIANOVSKI |
A POLITICA DE EXPANSÃO DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO/BRASIL |
PAULO FERNANDO DE VASCONCELOS DUTRA, SANDRA SOARES |
SE A RESPOSTA É CAPACITAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL, QUAL É A PERGUNTA? |
RICARDO BRESLER |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E A QUALIDADE DO ENSINO: A GESTÃO PARTICIPATIVA NO ENSINO SUPERIOR |
ROSEMERI SCALABRIN |
PLURILINGUISMO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA E INCLUSÃO SÓCIO-CULTURAL |
RUDSON EDSON GOMES SOUZA, MARIA JOSÉ DE ARAÚJO GADELHA |
GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL – A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO |
SHIRLEY SILVA |
ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E O DEVER DA OFERTA: CONCEPÇÕES DOS GESTORES ESTADUAIS BRASILEIROS ACERCA DA INCLUSÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
SINARA POLLOM ZARDO |
CULTURA E DIVERSIDADE: REFLEXÕES PROPOSITIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO, ANSELMO ALENCAR COLARES, MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES |
CÚMPLICES DO SILÊNCIO: A AUSÊNCIA DO DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL E DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
VIRGÍNIA COELI BUENO DE QUEIROZ MATIAS |
2. A avaliação e a supervisão educacional no contexto das políticas e diretrizes dos governos central, regional e local |
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ABORDAGEM NA LINHA DO TEMPO |
ADOLFO IGNACIO CALDERÓN, RAFAEL GABRIEL DE OLIVEIRA JUNIOR |
FUSÕES INSTITUCIONAIS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE |
ALINE VEIGA DOS SANTOS,RANILCE GUIMARAES IOSIF |
O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NA ÓTICA DE GESTORES E DOCENTES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO ESTADO DA PARAÍBA/BR |
ANDRÉIA FERREIRA DA SILVA |
SISTEMA ESCOLAR E AVALIAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO - BRASIL |
BRUNA LAMMOGLIA, MARIA APARECIDA VIGGIANI BICUDO |
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NAS REDES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL |
CATARINA DE ALMEIDA SANTOS, DANIELLE XABREGAS P. NOGUEIRA, GIRLENE RIBEIRO DE JESUS, SHIRLEIDE PEREIRA DA S. CRUZ |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE GESTÃO: IMPACTOS EM ÓRGÃOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA |
CÍNTIA DOS SANTOS SOUZA, WALTERLINA BRASIL |
OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E AS PERCEPÇÕES QUE DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TÊM ACERCA DE SUA FORMAÇÃO E DE SUAS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONEXÕES |
CLEYTON HÉRCULES GONTIJO |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO |
FLÁVIA OBINO CORRÊA WERLE |
CRITÉRIOS PRIORIZADOS NAS AVALIAÇÕES DOCENTES SEGUNDO OS PLANOS E ESTATUTOS DE MAGISTÉRIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO |
GLÁUCIA TORRES FRANCO NOVAES |
GESTÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: REPERCUSSÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS |
IRIA BRZEZINSKI |
A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CADA VEZ MAIS DISTANCIADA DO PROCESSO EDUCACIONAL |
JOÃO LUIZ HORTA NETO |
RESULTADOS DO ENADE NA GESTÃO ACADÊMICA DOS CURSOS: PASSOS E DESCOMPASSOS |
JOSÉ VIEIRA DE SOUSA |
“ME ENSINA A TRABALHAR COM AS MÃOS VAZIAS”: OS DISCURSOS DOS GESTORES SOBRE AVALIAÇÃO EXTERNA |
LARISSA FROSSARD |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: MECANISMOS CONTRADITÓRIOS E COMPLEMENTARES NA EDUCAÇÃO |
LUCIANA CORDEIRO LIMEIRA |
FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES À DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL |
MARIA APARECIDA DE QUEIROZ, MARIA JOSÉ DE A.GADELHA |
AVALIANDO RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS |
MARIA CECÍLIA ALVES GALVÃO |
O IDEB E AS CONDIÇÕES LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL |
MARILDA PASQUAL SCHNEIDER, ELTON LUIZ NARDI |
GESTÃO ESCOLAR E DESEMPENHO EM LEITURA E MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE DADOS LONGITUDINAIS |
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA |
PRINCIPAIS MODELOS DE REMUNERAÇÃO POR DESEMEPENHO PARA PROFESSORES NO BRASIL |
NATHALIA CASSETTARI |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE CURRÍCULO NO BRASIL E AS POLÍTICAS CURRICULARES: TENDÊNCIAS E DESAFIOS |
NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA, MÁRCIA RAKEL GRAHL |
A CENTRALIDADE DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
OLGAÍSES MAUÉS |
ESCOLAS COM ALTO E BAIXO RENDIMENTO NO IDEB: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE QUATRO ESCOLAS NO INTERIOR DO CEARÁ |
PÂMELA FÉLIX FREITAS |
QUALIDADE DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E A ANÁLISE DE CONDIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA PERMANÊNCIA. |
RENATO CISLAGHI, ROGÉRIO CID BASTOS |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO |
SUZANA DOS SANTOS GOMES |
3. O papel da universidade na formação dos profissionais da educação para a qualidade e a inovação educacional |
CAMPO UNIVERSITÁRIO E NOVOS DOUTORES: DISCUTINDO AS HUMANIDADES NO BRASIL |
AFRÂNIO MENDES CATANI |
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE DIRETORES E DE PROFESSORES EM SÃO PAULO NA PRIMEIRA REPÚBLICA |
ANA CLARA BORTOLETO NERY, ÁUREA ESTEVES SERRA |
FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS: O PROJETO DA CEFEB PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NO CEARÁ. |
ANA MARIA NOGUEIRA |
FORMAÇÃO DE DIRETORES: EXIGÊNCIA À MELHORIA DA GESTÃO ESCOLAR |
BEATRIZ DE BASTO TEIXEIRA, EDUARDO MALINI |
A RESPONSABILIDADE SÓCIO-CULTURAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMANDO CIDADÃOS COMPROMETIDOS? |
CARMEM LÚCIA LASCANO PINTO |
COMPREENDENDO O SIGNIFICADO DE SER PEDAGOGO PARA OS ALUNOS EGRESSOS (2010) DO CURSO DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA |
CELIA MARIA HAAS, ELISANGELA FREGONEZI DINIZ RIBEIRO |
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
CHRISTIANE ANDRADE REGIS TAVARES, KÁTIA SIQUEIRA DE FREITAS |
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES: PAPEL DA UNIVERSIDADE? |
EDITE MARIA SUDBRACK |
POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS) NA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: AVANÇOS NA DESCONTINUIDADE? |
ELENA MARIA BILLIG MELLO, MARIA BEATRIZ LUCE |
VIVER O “CORAÇÃO DA ESCOLA”: POSSIBILIDADES GERADAS PELO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO FAZER DOCENTE |
GIANA AMARAL YAMIM, BARTOLINA RAMALHO CATANANTE |
A UNIVERSIDADE, a educação social e a FORMAÇÃO DO SOCIOEDUCADOR |
IRANDI PEREIRA, ROSA ELISA MIRRA BARONE |
A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, A PÓS-GRADUAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL |
JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA |
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO E DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR JURÍDICO DA FDV |
JULIANA FERRARI DE OLIVEIRA |
PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES – UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO BASEADA NA COPARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR |
LEANETE THOMAS DOTTA, MARCIA RISTOW |
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE |
LEDA OLIVEIRA, DOLORES BOMBARDELLI KAPPEL |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE OS ESFORÇOS DA POLÍTICA E GESTÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO BRASIL. |
LUIZ ALBERTO ROCHA DE LIRA |
A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO CONTEXTO DAS POLITICAS PÚBLICAS DO BRASIL |
MAGALI DE CASTRO |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA |
MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA |
POLÍTICA DE EXPANSÃO DA UERN: DIMENSÕES E CONDICIONANTES DE MUDANÇAS |
MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE, LUIZ DE SOUSA JUNIOR |
CONHECIMENTO E AÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM RELAÇÃO À DISLEXIA NA CIDADE DE LIMOEIRO – PE |
MARIANA XAVIER DE MELO SANTOS |
POLÍTICAS PÚBLICAS E INDICADORES DE QUALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CENÁRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA |
MARILENE GABRIEL DALLA CORTE |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NO BRASIL |
MARTA LÍCIA BRITO DE JESUS |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ESTUDO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COMO PRESSUPOSTO PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORES. |
NILZA MAGALHÃES MACARIO, LÍGIA GOMES ELLIOT, LUCÍ HILDENBRAND, ANGELA M. DA SILVA CAMPOS |
AVALIAÇÃO COMO DIRETRIZ DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS: O CASO BRASILEIRO |
OCIMAR M. ALAVARSE, MARIA HELENA BRAVO, CRISTIANE MACHADO |
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA – CONCEPÇÃO E PRÁTICA |
RAIMUNDA DE S. GOMES |
ANOTAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO COMO VOCAÇÃO E AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
RAQUEL PEREIRA CHAINHO GANDINI,SANDRA APARECIDA RISCAL |
GESTÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: DESAFIOS PARA A (IN) FORMAÇÃO DE LÍDERES EDUCADORES NA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM |
RODRIGO FABIANO SOUZA DOS SANTOS |
UNIVERSIDADE PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MUDANÇA SOCIAL |
ÚRSULA ADELAIDE DE LÉLIS |
4. A escola e seu entorno social: os conselhos escolares e o papel da família |
COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MODELOS MULTINÍVEL COM DADOS LONGITUDINAIS ASSOCIADOS À PROFICIÊNCIA EM LEITURA |
ADILSON DALBEN |
CONSELHO ESCOLAR: ESPAÇO DE FORTALECIMENTO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE |
MARIA DE FÁTIMA SOUSA LIMA |
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ESTUDO E DISCUSSÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES, ASSISTENTES OU TUTORES NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (EAD) DA UFPE. |
ANA MARIA XAVIER DE M. SANTOS , MARIANA XAVIER DE M. SANTOS, VANESSA DE FÁTIMA S. MOURA |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O OLHAR DOS SUJEITOS SOBRE O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA. |
CEILA RIBEIRO DE MORAES |
CONSELHOS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE CURITIBA |
CÍNTIA CALDONAZO WENDLER |
A CONSTRUÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES E AS POSSIBILIDADES DE VIVÊNCIA DA PRÁTICA ESCOLAR DEMOCRÁTICA. |
ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES, GRAZIELA ZAMBÃO ABDIAN |
ARTICULAÇÃO ESCOLA/ FAMÍLIA POTENCIALIZA A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO NO CHÃO DAS ESCOLAS. MITO OU REALIDADE? |
ILDA MARIA B. NAZARETH DUARTE, ANA VALÉRIA DE FIGUEIREDO DA COSTA |
DISCUSSÕES ACADÊMICAS SOBRE ESPAÇO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA PARA ESTUDOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
MARIA SILVIA CRISTOFOLI |
O PAPEL DOS CONSELHOS NA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA GESTÃO DAS ESCOLAS E DOS SISTEMAS |
SELMA MAQUINÉ BARBOSA |
A EDUCAÇÃO ENTRE TRABALHADORES E SUAS FAMÍLIAS, RESIDENTES EM FAZENDAS DE GADO NA REGIÃO DO PANTANAL, EM MATO GROSSO DO SUL: ALGUMAS INTERROGAÇÕES E DESAFIOS |
SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO |
5. A participação da comunidade educacional no projeto pedagógico como fator de melhoria da qualidade de educação |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DOS EDUCADORES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL |
PAULEANY SIMÕES DE MORAIS, ANDREZZA MARIA BATISTA DO N. TAVARES, MAGNA FRANÇA |
CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO |
ELOÍSA MAIA VIDAL, ANTÔNIO NILSON GOMES MOREIRA, STELA MARIA MENEGHEL, PAULO SPELLER |
EDUCAÇÃO EM TERRITÓRIO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: ESTUDO SOBRE INDICADORES DE CONTEXTO DO MACIÇO DE BATURITÉ/CE |
ELOÍSA MAIA VIDAL, STELA MARIA MENEGHEL, PAULO SPELLER |
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM GOIÁS NA VISÃO DOS PROFESSORES |
LÚCIA MARIA DE ASSIS |
EXPERIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA: O CONSELHO DE ESCOLA E A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS. |
RENATA FABIANA ALEXANDRE |
POLÍTICA EDUCACIONAL E O CONTEXTO DA ESCOLA: BREVE ANÁLISE DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DESENVOLVIDO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RJ |
SCHEILA RIBEIRO DE ABREU, SONIA MARTINS DE ALMEIDA |
A FAMÍLIA, A ESCOLA E O DESEMPENHO DOS ALUNOS: NOTAS DE UMA INTERAÇÃO CAMBIANTE |
WAGNER SILVEIRA REZENDE, JULIANA FRIZZONI CANDIAN |
6. A economia da educação e a gestão financeira das escolas |
GESTÃO FINANCEIRA DESCENTRALIZADA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA |
ANA MARIA DE ALBUQUERQUE MOREIRA |
REGIME DE COLABORAÇÃO NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DOS FUNDOS CONTÁBEIS EM FOCO |
EDSON FRANCISCO DE ANDRADE |
REPERCUSSÕES DO FUNDEF/FUNDEB NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARÁ. |
FABRÍCIO AARÃO FREIRE CARVALHO |
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DIREITO E FINANCIAMENTO |
JANAINA S.S. MENEZES |
NECESSIDADES E POSSIBILIDADES PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
JORGE ABRAHÃO DE CASTRO, CRISTINA HELENA ALMEIDA DE CARVALHO |
CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS DO FUNDEF/FUNDEB DO MUNICÍPIO DE TERESINA NO PERÍODO DE 2004 A 2009 |
LUCINEIDE MARIA SANTOS SOARES |
O FUNDEB NA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE: RECURSOS, VENCIMENTO DOS DOCENTES E O PISO SALARIAL |
MAGNA FRANÇA |
REMUNERAÇÃO DOS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO (1996-2010): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES |
MÁRCIA APARECIDA JACOMINI, MARIA ANGÉLICA PEDRA MINHOTO |
TRANSFERÊNCIA DE RENDA E A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO NA EDUCAÇÃO. |
OLGAMIR AMÂNCIA FERREIRA PAIVA |
AS POLÍITCAS DE FUNDOS NA REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ |
SAMARA DE OLIVEIRA SILVA |
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO |
VERA LÚCIA FERREIRA ALVES DE BRITO |
7. A regulação educacional dos governos central e regional, a autonomia das escolas e a qualidade da aprendizagem |
O IMPACTO DAS CARACTERÍSTICAS INTRA E EXTRAESCOLARES PARA O RISCO DE REPETÊNCIA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. |
ALICIA BONAMINO, GLAUCO AGUIAR, ERISSON VIANA |
POLÍTICA PÚBLICA E GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO RIO DE JANEIRO |
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA |
A PARTICIPAÇÃO DA RBPAE NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO |
ANA LÚCIA CALBAISER DA SILVA, JAIME FARIAS, JOSÉ CARLOS ROTHEN |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM REGIÕES METROPOLITANAS |
ÂNGELA MARIA MARTINS, CLEITON DE OLIVEIRA, CLAÚDIA OLIVEIRA PIMENTA |
AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO ENTRE O GLOBAL E O LOCAL: UM ESTUDO EM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL |
BERENICE CORSETTI |
MODELO FEDERATIVO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI |
CONTROLE GOVERNAMENTAL E DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL NO NORDESTE DO BRASIL |
CIBELE MARIA LIMA RODRIGUES, GLEICIANE SILVA VIEIRA DE SOUZA |
O DIREITO À EDUCAÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM LEI NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE/MG: O PAPEL DA ESCOLA NO ÂMBITO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO (SINASE) |
DANILO MEDEIROS DE SANTANA COLLADO , ROSIMAR DE FÁTIMA OLIVEIRA |
COMPETÊNCIAS EM REGIME DE COLABORAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE GOVERNO CENTRAL E LOCAL |
DEIZE VICENTE DA SILVA AROSA |
A ESCOLA SOB O DOGMA DO MERCADO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA DO PROTAGONISMO DO SETOR PRIVADO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
DENISE CAMARGO GOMIDE |
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: ALGUNS APONTAMENTOS NO UNIVERSO DAS (CO) RELAÇÕES POSSÍVEIS NO CONTEXTO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
DENISE VIEIRA FRANCO |
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL E NO BRASIL SOB ENFOQUE COMPARADO: POSSIBILIDADES E LIMITES NA ESFERA LOCAL |
DORA FONSECA DE CASTRO (Portugal), DONALDO BELLO DE SOUZA |
GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL |
FABIANA SILVA FERNANDES, MARIA MALTA CAMPOS, NELSON A. SIMÃO GIMENES |
A GESTÃO DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO DISTRITO FEDERAL: CONDICIONALIDADES PROPOSTAS PELO BID |
FONTELE DE LIMA JÚNIOR |
ONGS NA GESTÃO: A CAPACITAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES PELO INSTITUTO AYRTON SENNA E PELA ORGANIZAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ |
GUILHERME ANDOLFATTO LIBANORI, ANA MARIA STABELINI, MAYARA DE FREITAS |
O PACTO FEDERATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
ISLEIDE BARBOSA SILVA, KÁTIA AUGUSTA CURADO P. CORDEIRO |
SENTIDOS HEGEMÕNICOS DA DEMOCRACIA NAS POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO / DESCENTRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
LUCIANA ROSA MARQUES |
VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO GLOBALIZADO |
LUIZ ANTONIO KORITIAKE |
MUDANÇAS NOS MARCOS REGULATÓRIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO DE 2003 A 2010: UMA ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E NA LDB |
MARCELO SOARES PEREIRA DA SILVA |
CONSTRUINDO REFERENCIAIS PARA UMA PROPOSTA DE SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO / BRASIL |
MARCIA ANGELA AGUIAR, LUIS FERNANDES DOURADO, JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA, JANETE LINS DE AZEVEDO, MARCELO SOARES PEREIRA |
POLÍTICAS DE PREMIAÇÃO - PROJETOS INOVADORES E OS EFEITOS NA QUALIFICAÇÃO DAS REDES DE ENSINO |
MARGARIDA M. SILVA, SANDRA C. TOMAZ, MARA R. L. SORDI |
POLÍTICAS TECNOLÓGICAS IMPULSIONAM POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL |
MARIA ABÁDIA DA SILVA |
MINISTÉRIO PÚBLICO E A DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL |
MARIA ANASTÁCIA RIBEIRO MAIA CARBONESI, CLEIDE BEZERRA DA SILVA, JULIANA RIOS RIBEIRO CARBONESI |
POLÍTICA E EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO FEMININA NO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL |
MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS, MARIA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO DE MAGALHÃES |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A HERANÇA ASSISTENCIAL E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL TARDIO |
MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES |
GESTÃO EDUCACIONAL: MODELOS E PRÁTICAS |
MARIA EDILENE DA SILVA RIBEIRO , VERA LÚCIA JACOB CHAVES
|
A FUNÇÃO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ESTADO DE SÃO PAULO: ENTRE A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA E O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE |
MARIA JOSÉ DA SILVA FERNANDES |
APONTAMENTOS PARA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
MARISA RIBEIRO TEIXEIRA DUARTE, ROSIMAR DE FÁTIMA OLIVEIRA, EMELI MALAQUIAS NASCIMENTO |
REFORMA E POLÍTICAS DE EDUCACÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO (2007-2011) |
MIGUEL RUSSO, CELSO CARVALHO |
INDICADORES ASSOCIADOS À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA COMPARAÇÃO DO BRASIL COM PAÍSES DA OCDE E DO BRICS |
NELSON CARDOSO AMARAL |
PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA GESTÃO ESCOLAR EM MUNICÍPIOS DO NORDESTE |
PATRÍCIA MARIA UCHÔA SIMÕES, JUCELI BENGERT LIMA |
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXOS SOBRE O REGIME DE COLABORAÇÃO |
PEDRO GANZELI |
SUBSÍDIOS PÚBLICOS ÀS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO EM MUNICÍIPOS PAULISTAS |
RAQUEL FONTES BORGHI, REGIANE HELENA BERTAGNA, THERESA MARIA DE FREITAS ADRIÃO |
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO ÂMBITO DOS PLANOS PLURIANUAIS DO GOVERNO LULA: IMPLICAÇÕES EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS |
REGINA TEREZA CESTARI DE OLIVEIRA, ELISANGELA ALVES DA SILVA SCAFF, ESTER SENNA |
PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA FRENTE À AMPLIAÇÃO DA ESFERA PRIVADO-MERCANTIL |
ROBERTO FRANCISCO DE CARVALHO |
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS IMPLEMENTADAS POR SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES |
SANDRA ZAKIA SOUSA, ANGELA MARIA MARTINS |
A INTRODUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES |
SILVANA APARECIDA DE SOUZA |
POLÍTICAS MUNICIPAIS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM UM TERRITÓRIO DE POBREZA |
SOFIA LERCHE VIEIRA, ANA PAULA LIMA BARBOSA CARDOSO, JACQUES THERRIEN, FÁTIMA PORTELA |
SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO EM ESCOLAS MUNICIPAIS PAULISTAS: IMPLICAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO E O TRABALHO DOCENTE |
TEISE GARCIA, BIANCA CRISTINA CORREA, LISETE REGINA GOMES ARELARO |
GESTÃO DA ESCOLA BÁSICA PÚBLICA E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS |
TEREZINHA FÁTIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS |
DELÍRIOS DA GESTÃO – CRÍTICA À RAZÃO GESTIONÁRIA NA EDUCAÇÃO: O PONTO DE VISTA DO TRABALHO |
WANDERSON FERREIRA ALVES |
8. A direção escolar: formação, profissionalização e democracia |
FORMAÇÃO E CONFORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO PARA A QUALIDADE E REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS NO BRASIL E NA VENEZUELA |
ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO |
O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: RELATO DE UMA TRAJETÓRIA DE AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO NO IFRN |
ANA LÚCIA PASCOAL DINIZ, NADJA MARIA DE LIMA COSTA, REJANE BEZERRA BARROS |
A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR E A INFLUÊNCIA DAS DIFERENTES FORMAS DE PROVIMENTO: UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PONTA GROSSA-PR-BR |
ANA PAULA ZAIKIEVICZ, MARISA SCHNECKENBERG |
GESTAO EDUCACIONAL E PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES – DESAFIOS DA DEMOCRATIZAÇÃO E INOVAÇÃO |
CARMENISIA JACOBINA AIRES |
A GESTÃO COMO VARIÁVEL POSITIVA NA VARIAÇÃO DA NOTA DA ESCOLA NO IDEB |
CAROLINE FALCO |
GESTÃO DO PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA NOS DISCURSOS DE PROFESSORES |
CLAUDIO RODRIGUES DO NASCIMENTO, LILIANA SOARES FERREIRA |
GESTÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO NAS REDES MUNICIPAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DOS RESULTADOS DA PROVA BRASIL 2009 |
CYNTHIA PAES DE CARVALHO, ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM, FÁTIMA ALVES, MARIANE KOSLINSKI |
PERCEPÇÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE AUTOEFICÁCIA E IDESP |
DANIELA COUTO GUERREIRO, ROBERTA GURGEL AZZI |
A GESTÃO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DA ESCOLA: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS EM SALVADOR - BAHIA - BRASIL |
EUDES OLIVEIRA CUNHA, MARIA COUTO CUNHA |
O CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR |
HELENA MACHADO DE PAULO ALBUQUERQUE |
O GESTOR ESCOLAR E SUAS COMPETÊNCIAS: A LIDERANÇA EM DISCUSSÃO |
HERCULES GUIMARÃES HONORATO |
O GESTOR ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO |
IÊDA MARIA MAIA PIRES |
AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE O COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROFESSORES E DIRETOR DA ESCOLA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. |
JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA |
FORMAÇÃO DO (A) GESTOR (A) ESCOLAR COM DESEMPENHO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
JOSÉ PEDRO GARCIA OLIVEIRA |
GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA - MG |
JOSÉLIA BARBOSA MIRANDA, MÁRCIA CRISTINA DA SILVA MACHADO |
GESTÃO E FORMAÇÃO: UM REENCONTRO COM A PRÁTICA |
MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS |
MODALIDADES DE ESCOLHA E DE PROVIMENTO DE DIRETORES ESCOLARES: DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O ALCANCE DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO |
MARIA DE FÁTIMA MAGALHÃES DE LIMA |
FORMAÇÃO DE GESTORES E A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS E DIRETORIAS REGIONAIS DE ENSINO |
MARIA DE LOURDES ROCHA |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL |
MÔNICA PICCIONE GOMES RIOS |
O PROFESSOR DE APOIO E AS DECORRÊNCIAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA: ANÁLISE DE ORIENTAÇÕES LEGAIS EM DIFERENTES REDES DE ENSINO |
NATHALIA GALO FARNOCCHI |
O CONSELHO ESCOLAR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL |
NEUSA CHAVES BATISTA |
A FORMAÇÃO INICIAL DO GESTOR EDUCACIONAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE CURRICULAR |
NONATO ASSIS DE MIRANDA |
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: A FORMAÇÃO VIVENCIAL COM REFERÊNCIAS À REALIDADE |
OLENÊVA SANCHES SOUSA |
A CULTURA POLÍTICA NA FORMAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR PARA OS PROCESSOS DECISÓRIOS INSTITUCIONAIS |
RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA |
GESTÃO ESCOLAR EM FOCO: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS ESCOLARES NO CEARÁ |
RONALDO DE SOUZA ALMEIDA |
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DOS GESTORES ESCOLARES |
SUELDES DE ARAÚJO |
DEMOCRACIA E DISCURSO DEMOCRÁTICO NA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE UMA ESCOLA DE APLICAÇÃO |
VANDERLEI PINHEIRO BISPO |
SETOR PRIVADO E CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA |
VANESSA PURIFICAÇÃO GARCIA |
POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DE NOVOS SUJEITOS SOCIAIS NUMA ESCOLA QUE VIVENCIE A DEMOCRACIA |
VÂNIA MARIA DO REGO SILVA COSTA, IVANNA SANT”ANA TORRES |
FORMAÇÃO DE DIRIGENTES NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR |
VERÔNICA SOARES FERNANDES |