Programação
geral | científica | pré-congresso | comunicações quarta-feira | comunicacoes quinta-feira
PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES NA QUINTA-FEIRA
DÍA: JUEVES /QUINTA-FEIRA | |||||
Nº | AUTORES | RELATOR | TÍTULO | HORA | AULA |
1 | Luzinete Barbosa Lyrio | Luzinete Barbosa Lyrio | ESTUDO COMPARATIVO EXPLORATÓRIO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE | 16h00 | 01-Planta Baja |
2 | Magali Dos Reis | Magali Dos Reis | BARBÁRIE CONTEMPORÂNEA: DESAFIO À ESCOLA JUSTA | 16h20 | 01-Planta Baja |
3 | Marcela Moraes De Castro |
Marcela Moraes De Castro |
HORIZONTALIDADE NA CENA POLÍTICA: A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DOS JOVENS NAS ESCOLAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EM 2016 | 16h40 | 01-Planta Baja |
4 | Marcela Moraes De Castro | Marcela Moraes De Castro | TEXTOS EM CONTEXTOS NO PACTO FEDERATIVO BRASILEIRO: EFEITOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUQUE DE CAXIAS (RJ) | 17h00 | 01-Planta Baja |
5 | Marcelo Soares Pereira Da Silva |
Marcelo Soares Pereira Da Silva |
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES INTERFEDERATIVAS NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE MARCOS LEGAIS NACIONAIS |
17h20 | 01-Planta Baja |
6 | Márcia Cristina Fragelli | Márcia Cristina Fragelli | INTEGRANDO AS PARTES AO TODO: BEM-VINDOS AO SENAC SÃO CARLOS | 17h40 | 01-Planta Baja |
7 | Márcia Gallo | Márcia Gallo | A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE E DOS DIREITOS NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: A LEI FEDERAL Nº 10.639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS. |
18h00 | 01-Planta Baja |
8 | Marcilene Pelegrine Gomes |
Marcilene Pelegrine Gomes |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO INSTITUÍDA PELA LEI 13.415/2017: DILEMAS E EVIDÊNCIAS | 18h20 | 01-Planta Baja |
9 | Marcio Lima Do Nascimento | Marcio Lima Do Nascimento | ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO PARFOR/UFPA: A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS PARA LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA. |
18h40 | 01-Planta Baja |
10 | Marcio Sergio Olimpio De Melo |
Marcio Sergio Olimpio De Melo |
GESTÃO PARTICIPATIVA ADOTADA NOS CENTROS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL JOÃO HENRIQUE DE ALMEIDA SOUZA E DIDÁCIO SILVA, EM TERESINA-PI, NOS ANOS DE 2013 A 2015. |
19h00 | 01-Planta Baja |
11 | Maria Abádia Da Silva | Maria Abádia Da Silva | DIRETOR ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE GESTÃO E NOVAS ATRIBUIÇÕES | 16h00 | 02-Planta Baja |
12 | Maria Aparecida de Queiroz | Maria Aparecida de Queiroz | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESCONTINUIDADES E CONTROVÉRCIAS |
16h20 | 02-Planta Baja |
13 | Maria Betânia Gomes Da Silva Brito |
Maria Betânia Gomes Da Silva Brito |
A ESCOLA DE GESTORES EM ALAGOAS: IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO DA GESTÃO ESCOLAR |
16h40 | 02-Planta Baja |
14 | Maria Cecília Luiz | Maria Cecília Luiz | CONFLITOS, CONFLITUALIDADES E O RECONHECIMENTO SOCIAL: VIOLÊNCIAS E O COTIDIANO ESCOLAR |
17h00 | 02-Planta Baja |
15 | Maria Conceição Pimentel Dos Santos |
Maria Conceição Pimentel Dos Santos |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS GESTORES DO MUNICÍPIO DE TUCANO – BAHIA | 17h20 | 02-Planta Baja |
16 | Maria Cristina Rodrigues Guilam |
Maria Cristina Rodrigues Guilam |
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E CONSTRUÇÃO DO CURRICULO NA PÓS-GRADUÇÃO STRITO SENSU DE UM CURSO EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE) |
17h40 | 02-Planta Baja |
17 | Maria Cristina Borges da Silva |
Maria Cristina Borges da Silva |
OPORTUNIDADES EDUCATIVAS EM CONTEXTOS DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL |
18h00 | 02-Planta Baja |
18 | Maria Cristina Das Gracas Dutra Mesquita |
Maria Cristina Das Gracas Dutra Mesquita |
TRANSFERÊNCIA DE RECURSO PÚBLICO PARA SETOR PRIVADO: A “BOLSA” UNIVERSITÁRIA EM GOIÁS. |
18h20 | 02-Planta Baja |
19 | Maria da Conceição dos Reis | Maria da Conceição dos Reis | POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE GESTORES NO MUNICÍPIO DOS PALMARES- PE |
18h40 | 02-Planta Baja |
20 | Maria da Salete Barboza de Farias |
Maria da Salete Barboza de Farias |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE |
19h00 | 02-Planta Baja |
21 | Maria Das Graças Ferreira Lobino |
Maria Das Graças Ferreira Lobino |
PROCESSOS FORMATIVOS PARA ALEM DA ESCOLA | 16h00 | 03-Planta Baja |
22 | Maria Das Graças Aires De Medeiros Andradee |
Maria Das Graças Aires De Medeiros Andradee |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E POBREZA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA – TO A PARTIR DO IDEB |
16h20 | 03-Planta Baja |
23 | Maria de Fátima de Oliveira Coimbra |
Maria de Fátima de Oliveira Coimbra |
O processo do contrato de autonomia nas mudanças da escola | 16h40 | 03-Planta Baja |
24 | Maria De Fátima Cóssio | Maria De Fátima Cóssio | REDES POLÍTICAS E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO ESTADO DO RS |
17h00 | 03-Planta Baja |
25 | Maria De Fátima Magalhães De Lima |
Maria De Fátima Magalhães De Lima |
PROJETOS DE CORREÇÃO DE FLUXO E COMPLEXIDADE DA GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA | 17h20 | 03-Planta Baja |
26 | Maria De Fátima Sousa Lima | Maria De Fátima Sousa Lima | O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: O DESAFIO PARA UMA UNIVERSIDADE NOVA | 17h40 | 03-Planta Baja |
27 | Maria Dilnéia Espíndola Fernandes |
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes |
SALÁRIO DOCENTE EM CONTEXTO FEDERATIVO: IMPLICAÇÕES DA CONTRARREFORMA FEDERAL BRASILEIRA | 18h00 | 03-Planta Baja |
28 | Maria Dilnéia Espíndola Fernandes |
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes |
REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DE REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO CONTEXTO DO FUNDEB E DO PSPN | 18h20 | 03-Planta Baja |
29 | Maria Eleusa Montenegro | Maria Eleusa Montenegro | A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA EM UM CURSO SUPERIOR: SUBSÍDIOS PARA O GESTOR | 18h40 | 03-Planta Baja |
30 | Maria Eliana Alves Lima | Maria Eliana Alves Lima | AS REFORMAS EDUCATIVAS NO BRASIL DOS ANOS 1990: REPERCUSSÃO HISTÓRICA PARA O MODELO DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA | 19h00 | 03-Planta Baja |
31 | Maria Elizabete Neves Ramos | Maria Elizabete Neves Ramos | BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 16h00 | 04-Planta Baja |
32 | Maria Helena De Aguiar Bravo |
Maria Helena De Aguiar Bravo |
O USO DE DADOS EDUCACIONAIS NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ | 16h20 | 04-Planta Baja |
33 | Maria Iolanda Fontana | Maria Iolanda Fontana | POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE: GESTÃO PARA A CIENTIFICIDADE PEDAGÓGICA NO TRABALHO DOCENTE | 16h40 | 04-Planta Baja |
34 | Maria Jeane Bomfim Ramos | Maria Jeane Bomfim Ramos | POLÍTICA PÚBLICA DE ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC DO ESTADO DE ALAGOAS | 17h00 | 04-Planta Baja |
35 | Maria Juliana Chaves De Sousa |
Maria Juliana Chaves De Sousa |
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NO BRASIL: CONSENSOS E CONTRADIÇÕES |
17h20 | 04-Planta Baja |
36 | Maria Lília Imbiriba Sousa Colares |
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA | 17h40 | 04-Planta Baja |
37 | Maria Luiza Rodrigues Flores |
Maria Luiza Rodrigues Flores |
PERSPECTIVAS EM DISPUTA NO CAMPO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL |
18h00 | 04-Planta Baja |
38 | Maria Santana De Araujo | Maria Santana De Araujo | CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: O ENFRENTAMENTO AO RACISMO NO BRASIL | 18h20 | 04-Planta Baja |
39 | Maria Simone Ferraz Pereira |
Maria Simone Ferraz Pereira |
PRÁTICA PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): UMA ANÁLISE DA REALIDADE DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS MINEIRAS | 18h40 | 04-Planta Baja |
40 | Maria Zeneide Carneiro Magalhaes De Almeida |
Maria Zeneide Carneiro Magalhaes De Almeida |
EDUCAÇÃO E AUTORIDADE EM HANNAH ARENDT: DO AMOR AO MUNDO | 19h00 | 04-Planta Baja |
41 | Mariana Lins De Oliveira |
Mariana Lins De Oliveira |
MUSEUS COMUNITÁRIOS E O LUGAR DA EDUCAÇÃO POPULAR | 16h00 | 05-Planta Baja |
42 | Mariana Lins De Oliveira | Mariana Lins De Oliveira | A EMERGÊNCIA DA INCLUSÃO NAS POLÍTICAS DE JUVENTUDES | 16h20 | 05-Planta Baja |
43 | Mariangela Camba | Mariangela Camba | GESTÃO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS: OLHARES SOBRE O NOVO FORMATO DE ORGANIZAÇÃO |
16h40 | 05-Planta Baja |
44 | Maricelia De Souza Pereira Moreira |
Maricelia De Souza Pereira Moreira |
GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA - 2008/2016 | 17h00 | 05-Planta Baja |
45 | Marilda De Oliveira Costa |
Marilda De Oliveira Costa |
A NOVA GESTÃO PÚBLICA E OS LIMITES DO IDEB NA DEFINIÇÃO DE QUALIDADE DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE CÁCERES/MT |
17h20 | 05-Planta Baja |
46 | Marilda Pasqual Schneider | Marilda Pasqual Schneider | PILARES ESTRUTURANTES DA BNCC | 17h40 | 05-Planta Baja |
47 | Marilde Queiroz Guedes | Marilde Queiroz Guedes | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O EXERCÍCIO DA GESTÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO NO OESTE DA BAHIA/BRASIL |
18h00 | 05-Planta Baja |
48 | Marilia Fonseca | Marilia Fonseca | CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL: UM PALCO DE TENSÕES ENTRE GOVERNO E SOCIEDADE |
18h20 | 05-Planta Baja |
49 | Marina Ranieri Cesana | Marina Ranieri Cesana | PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS -TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS | 18h40 | 05-Planta Baja |
50 | Marisa Batista | Marisa Batista | O cosmopolitismo no século XXI e a organização ética escolar | 16h00 | 11-Planta 1 |
51 | Marlene Barbosa De Freitas Reis |
Marlene Barbosa De Freitas Reis |
A RELAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 16h20 | 11-Planta 1 |
52 | Marlene De Cássia Trivellato Ferreira |
Marlene De Cássia Trivellato Ferreira |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ALFABETIZAÇÃO EM VALORES HUMANOS, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | 16h40 | 11-Planta 1 |
53 | Marli Alves Flores Melo |
Marli Alves Flores Melo |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS TEÓRICAS DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E LOCAL |
17h00 | 11-Planta 1 |
54 | Mary Sylvia Miguel Falcao | Mary Sylvia Miguel Falcao | O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA E A GESTÃO DA ESCOLA MUNICIPAL | 17h20 | 11-Planta 1 |
55 | Mateus Saraiva | Mateus Saraiva | REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: LEGITIMAÇÃO DA PRECARIZAÇÃO EM NOME DA FLEXIBLIDADE | 17h40 | 11-Planta 1 |
56 | Miguel Henrique Russo | Miguel Henrique Russo | EDUCAÇÃO, IDEOLOGIA E POLÍTICA: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO NEUTRA? | 18h00 | 11-Planta 1 |
57 | Miguel Henrique Russo | Miguel Henrique Russo | BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONSEQUÊNCIAS DA SUA ADOÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | 18h20 | 11-Planta 1 |
58 | Miriam Fábia Alves | Miriam Fábia Alves | PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA AS JUVENTUDES OU DESMONTE DO ENSINO MÉDIO? A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL | 18h40 | 11-Planta 1 |
59 | Mônica De Carvalho Magalhães Kassar |
Mônica De Carvalho Magalhães Kassar |
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE DISPUTA | 19h00 | 11-Planta 1 |
60 | Nádia Jane De Sousa | Nádia Jane De Sousa | NARRATIVAS SOBRE A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA: USO DE VÍDEOS COM CRIANÇAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS. |
16h00 | 12-Planta 1 |
61 | Naira Da Costa Muylaert Lima |
Naira Da Costa Muylaert Lima |
JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO: A POLÍTICA DE COTAS NO IFRJ | 16h20 | 12-Planta 1 |
62 | Nanine Renata Passos Dos Santos |
Nanine Renata Passos Dos Santos |
NOVOS DESAFIOS PARA O ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL APÓS A PUBLICAÇÃO DA PORTARIA DO MEC Nº 1.144/16 |
16h40 | 12-Planta 1 |
63 | Natalia De Souza Duarte | Natalia De Souza Duarte | MERCANTILIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DAS DESONERAÇÕES | 17h00 | 12-Planta 1 |
64 | Natália Jimena Da Silva Aguiar | Natália Jimena Da Silva Aguiar | O DISCURSO DA POLÍTICA DE COTAS NO PDI DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO NORDESTE |
17h20 | 12-Planta 1 |
65 | Natália Tripoloni Tangerino Silva |
Natália Tripoloni Tangerino Silva |
INTERDEPENDÊNCIA COMPETITIVA ENTRE ESCOLAS E GESTÃO ESCOLAR NUM TERRITÓRIO VULNERÁVEL | 17h40 | 12-Planta 1 |
66 | Naura Syria Carapeto Ferreira |
Naura Syria Carapeto Ferreira |
QUE POLÍTICAS PÚBLICAS E QUE GESTÃO DEMOCRÁTICA NECESSITAM AS ESCOLAS PARA ENFRENTAR A VIOLÊNCIA QUE HABITA O TECIDO SOCIAL E EDUCACIONAL? | 18h00 | 12-Planta 1 |
67 | Neila Nunes De Souza | Neila Nunes De Souza | REFORMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO TOCANTINS: O ENSINO MÉDIO EM FOCO | 18h20 | 12-Planta 1 |
68 | Nelson De Abreu Júnior | Nelson De Abreu Júnior | FORMATO MULTICAMPI EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: ALGUNS DESDOBRAMENTOS PARA A GESTÃO |
18h40 | 12-Planta 1 |
69 | Nilza Da Silva Martins | Marilde Queiroz Guedes | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE BACIA DO RIO GRANDE - BA | 19h00 | 12-Planta 1 |
70 | Nonato Assis De Miranda |
Nonato Assis De Miranda |
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA POLÍTICA DE MONITORAMENTO: UM ESTUDO DE CASO | 16h00 | 13-Planta 1 |
71 | Ocimar Munhoz Alavarse | Ocimar Munhoz Alavarse | ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CICLOS E A QUALIDADE DO ENSINO | 16h40 | 13-Planta 1 |
72 | Pamela Maria Do Rosário Mota | Pamela Maria Do Rosário Mota | POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO ESCOLA-COMUNIDADE NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO SOB O PRISMA DA ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO EDUCATIVA | 17h00 | 13-Planta 1 |
73 | Paola Andressa Scortegagna | Paola Andressa Scortegagna | O PAPEL DO GESTOR NAS UNIVERSIDADES ABERTAS PARA A TERCEIRA IDADE NO ESTADO DO PARANÁ/BRASIL |
17h20 | 13-Planta 1 |
74 | Patrícia Souza Marchand | Patrícia Souza Marchand | A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UM DEBATE QUE ESCONDE A VOLTA PARA UM ELITISMO EDUCACIONAL | 17h40 | 13-Planta 1 |
75 | Paula Arcoverde Cavalcanti | Paula Arcoverde Cavalcanti | O PIBID E A GESTÃO DA ESCOLA: HIATO DE IMPLEMENTAÇÃO? | 18h00 | 13-Planta 1 |
76 | Paula Fernanda Silveira Boiago |
Paula Fernanda Silveira Boiago |
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERFIL DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (1996-2015) | 18h20 | 13-Planta 1 |
77 | Pauleany Simões De Morais | Pauleany Simões De Morais | POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE COMPUTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO NA COORDENAÇÃO DE ÁREA DO PIBID |
18h40 | 13-Planta 1 |
78 | Paulo Delgado | Paulo Delgado | O modelo de gestão das escolas – uma década em análise | 19h00 | 13-Planta 1 |
79 | Paulo Sergio Garcia | Paulo Sergio Garcia | UMA ANÁLISE DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A PARTIR DE PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO | 16h00 | 14-Planta 1 |
80 | Pedro Ganzeli | Pedro Ganzeli | EDUCAÇÃO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS/SP E O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO |
16h20 | 14-Planta 1 |
81 | Priscila De Sousa Barbosa | Priscila De Sousa Barbosa | ESTUDOS DOUTORAIS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL NO PERÍODO DE 2008 A 2016: REVISÃO INTEGRATIVA |
16h40 | 14-Planta 1 |
82 | Raquel Do Nascimento Sabino |
Raquel Do Nascimento Sabino |
AS LUTAS DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA POR VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
17h00 | 14-Planta 1 |
83 | Raquel Fontes Borghi | Raquel Fontes Borghi | QUE EDUCAÇÃO É PÚBLICA? A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR |
17h20 | 14-Planta 1 |
84 | Regiane Helena Bertagna | Regiane Helena Bertagna | MAPEAMENTO DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO NOS ESTADOS DO BRASIL (2005-2015). |
17h40 | 14-Planta 1 |
85 | Regina Tereza Cestari De Oliveira |
Regina Tereza Cestari De Oliveira |
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO SUL NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DOCUMENTAL |
18h00 | 14-Planta 1 |
86 | Regina Tereza Cestari De Oliveira |
Regina Tereza Cestari De Oliveira |
DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS AO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS |
18h20 | 14-Planta 1 |
87 | Remi Castioni | Remi Castioni | INTERESSE PELA PROFISSÃO DOCENTE: UM PANORAMA A PARTIR DO BRASIL |
18h40 | 14-Planta 1 |
88 | Remi Castioni | Remi Castioni | TORNE-SE PROFESSOR: ACESSO DIFERENCIADO AOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS (APONTAMENTOS INICIAIS) |
19h00 | 14-Planta 1 |
89 | Renata Fabiana Alexandre | Renata Fabiana Alexandre | FORMAÇÃO ONLINE DE GESTORES ESCOLARES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARA A MENTORIA DE PROFESSORES INICIANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
16h00 | 15-Planta 1 |
90 | Rita De Cassia Da Silva Oliveira |
Rita De Cassia Da Silva Oliveira |
UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE: PERSPECTIVAS E AÇÕES PARA A INCLUSÃO SOCIAL DO IDOSO | 16h20 | 15-Planta 1 |
91 | Roberta Cristina Gobi | Roberta Cristina Gobi | O PROGRAMA “CRIANÇA FELIZ”: SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES? | 16h40 | 15-Planta 1 |
92 | Rodrigo Ferreira Rodrigues | Rodrigo Ferreira Rodrigues | ARENA DE DISPUTA PELO REGIME DE COLABORAÇÃO, A ATUAÇÃO DE AGENTES DE INTERESSE PRIVADO | 17h00 | 15-Planta 1 |
93 | Rodrigo Lima de Oliveira | Rodrigo Lima de Oliveira | O FEDERALISMO E A POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A DISTÂNCIA: O MAPA DE PROCESSOS E RESULTADOS DA REDE E-TEC BRASIL | 17h20 | 15-Planta 1 |
94 | Romilson Martins Siqueira | Romilson Martins Siqueira | A COMPETÊNCIA SOCIAL NAS VOZES DAS CRIANÇAS E O DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA | 17h40 | 15-Planta 1 |
95 | Rosilene Lagares | Rosilene Lagares | PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MIRACEMA DO TOCANTINS-BRASIL: FRAGILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL (2015 – 2016) | 18h00 | 15-Planta 1 |
96 | Rosilene Lagares | Rosilene Lagares | SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESTADO DO TOCANTINS-BRASIL: NORMAS E OPÇÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS | 18h20 | 15-Planta 1 |
97 | Rosilene Lagares | Rosilene Lagares | PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: TENSIONAMENTO ENTRE RACIONALIDADES/INTENCIONALIDADES |
18h40 | 15-Planta 1 |
98 | Rosiris Pereira Da Souza | Rosiris Pereira Da Souza | POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
19h00 | 15-Planta 1 |
99 | Rubens Barbosa De Camargo |
Rubens Barbosa De Camargo |
EFEITOS DO FUNDEB E DO PSPN EM VENCIMENTOS DE DOCENTES DE REDES ESTADUAIS DO BRASIL (2006-2014) |
16h00 | 16-Planta 1 |
100 | Rubens Luiz Rodrigues | Rubens Luiz Rodrigues | ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA AOS PROCESSOS DE DOMINAÇÃO DO CAPITAL NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA | 16h20 | 16-Planta 1 |
101 | Sabrina Moehlecke | Sabrina Moehlecke | O NEOINSTITUCIONALISMO NA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCATIVAS: A GESTÃO DAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE MESQUITA (RJ) | 16h40 | 16-Planta 1 |
102 | Sabrina Moehlecke | Sabrina Moehlecke | PRIVATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO EM REDES ESTADUAIS DE ENSINO BRASILEIRAS | 17h00 | 16-Planta 1 |
103 | Samuel Dos Santos Junio | Samuel Dos Santos Junio | DESAFIOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL: A QUALIDADE NO ATENDIMENTO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE |
17h20 | 16-Planta 1 |
104 | Sandra Maria Sanches | Sandra Maria Sanches | MOVIMENTO TEÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
17h40 | 16-Planta 1 |
105 | Santana Paulo Sango Bunga | Santana Paulo Sango Bunga | Políticas Públicas de integração das TIC em Angola: um estudo nas escolas do segundo ciclo do ensino secundário no Namibe |
18h00 | 16-Planta 1 |
106 | Sarah Santana Nascimento | Sarah Santana Nascimento | GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CANAVIEIRAS/BA E COARACI/BA | 18h20 | 16-Planta 1 |
107 | Selma Barros Daltro De Castro |
Selma Barros Daltro De Castro |
AS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS REFERENTES AOS PROCESSOS DE ELEIÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NOS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DO PORTAL DO SERTÃO | 18h40 | 16-Planta 1 |
108 | Selma BorghiVenco | Selma BorghiVenco | AVANÇOS DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BERÇO DA REVOLUÇÃO FRANCESA |
19h00 | 16-Planta 1 |
109 | Selma Maquiné Barbosa | Selma Maquiné Barbosa | O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ANÁLISE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
16h00 | 17-Planta 1 |
110 | Sérgio Santos Silva Filho | Sérgio Santos Silva Filho | A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
16h20 | 17-Planta 1 |
111 | Shayane Cristina Moraes | Shayane Cristina Moraes | PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: IDEOLOGIA E UTOPIA | 16h40 | 17-Planta 1 |
112 | Sheila Santos De Oliveira | Sheila Santos De Oliveira | A GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA E O TRABALHO DO GESTOR | 17h00 | 17-Planta 1 |
113 | Silvia Maria Dos Santos Stering | Silvia Maria Dos Santos Stering |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: NUANCES DA PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO | 17h20 | 17-Planta 1 |
114 | Simone De Fátima Flach |
Simone De Fátima Flach |
VALORIZAÇÃO DOCENTE EM MUNICÍPIOS PARANAENSES – BRASIL |
17h40 | 17-Planta 1 |
115 | Simone De Fátima Flach | Simone De Fátima Flach | POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO PARANÁ - BRASIL |
18h00 | 17-Planta 1 |
116 | Simone Souza Prunier | Simone Souza Prunier | FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PORTO ALEGRE: CONTRADIÇÕES DA RELAÇÃO PÚBLICO - PRIVADO |
18h20 | 17-Planta 1 |
117 | Simone Valdete Dos Santos | Simone Valdete Dos Santos | CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS ADULTAS: O CASO DOS NEEJAS | 18h40 | 17-Planta 1 |
118 | Solange Mary Moreira Santos | Solange Mary Moreira Santos | PARTICIPAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NO CME DE FEIRA DE SANTANA: A (DES)CONSTRUÇÃO DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL | 19h00 | 17-Planta 1 |
119 | Sonia Lopes Victor | Sonia Lopes Victor | OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: FOCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
16h20 | 18-Planta 1 |
120 | Stefany Thyene Albuquerque dos Santos |
StefanyThyene Albuquerque dos Santos |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA CIDADE DE BAYEUX PARAÍBA BRASIL | 16h40 | 18-Planta 1 |
121 | Swamy De Paula Lima Soares |
Swamy De Paula Lima Soares |
O ENRAIZAMENTO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE NA PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL |
17h00 | 18-Planta 1 |
122 | Talita Zanferari | Talita Zanferari | PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): ANÁLISE DAS METAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA |
17h20 | 18-Planta 1 |
123 | Tania Castro Gomes | Tania Castro Gomes | O PERCURSO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL. |
17h40 | 18-Planta 1 |
124 | Tarcísio Luiz Pereira | Tarcísio Luiz Pereira | AS RECONFIGURAÇÕES DO SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
18h00 | 18-Planta 1 |
125 | Telma Bonifacio Dos Santos Reinaldo |
Telma Bonifacio Dos Santos Reinaldo |
A PRÁTICA REFLEXIVA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS ALUNOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFMA |
18h20 | 18-Planta 1 |
126 | Teresa Verdade | Teresa Verdade | A introdução do inglês no curriculum do 1.º CEB - uma análise político-organizacional e curricular |
18h40 | 18-Planta 1 |
127 | Teresinha De Sousa Feitosa | Teresinha De Sousa Feitosa | REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS, FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O TAYLORISMO: A BUSCA PELA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E OTIMIZAÇÃO |
19h00 | 18-Planta 1 |
128 | Tereza De Fatima Mascarin | Tereza De Fatima Mascarin | CULTURA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ETNOGRÁFICOS SOBRE A CULTURA DE GANZA |
16h00 | 19-Planta 1 |
129 | Terezinha Fátima Andrade Monteiro Dos Santos |
Terezinha Fátima Andrade Monteiro Dos Santos |
POR QUE CONSTRUIR CANAIS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA O CONTROLE SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL?. |
16h20 | 19-Planta 1 |
130 | Terezinha Fátima Andrade Monteiro Dos Santos |
Terezinha Fátima Andrade Monteiro Dos Santos |
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE A PARTIR DA LEGISLAÇÃO DE MUNICÍPIO PARAENSE | 16h40 | 19-Planta 1 |
131 | Theresa Maria de Freitas Adrião |
Theresa Maria de Freitas Adrião |
SUBSÍDIO PÚBLICO À OFERTA EDUCACIONAL PRIVADA: REFLEXÕES A PARTIR DO MODELO IRLANDÊS |
17h00 | 19-Planta 1 |
132 | Valdegil Daniel De Assis | Valdegil Daniel De Assis | VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PAPEL DO SINDICATO DOCENTE |
17h20 | 19-Planta 1 |
133 | Valdirene Alves De Oliveira | Valdirene Alves De Oliveira | AS DISPUTAS NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: DA REVOGAÇÃO AO LEGADO DO DECRETO Nº 2.208/1997 | 17h40 | 19-Planta 1 |
134 | Valéria A. Vieira Velis | Valéria A. Vieira Velis | REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 (DEZ) ANOS |
18h00 | 19-Planta 1 |
135 | Vanderlei Pinheiro Bispo | Vanderlei Pinheiro Bispo | EXPECTATIVAS DE QUALIDADE DE ENSINO: UM ESTUDO DOS DISCURSOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO ESCOLAR |
18h20 | 19-Planta 1 |
136 | Vera Diogo | Fernando Diogo | Visão de escola – responsabilidade e estratégia organizacional. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas |
18h40 | 19-Planta 1 |
137 | Vera Lucia Jacob Chaves | Vera Lucia Jacob Chaves | FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL NO BRASIL |
19h00 | 19-Planta 1 |
138 | Vera Maria Vidal Peroni | Vera Maria Vidal Peroni | MÚLTIPLAS FORMAS DE MERCADIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL | 16h00 | 20-Planta 1 |
139 | Vilde Gomes Demenezes | Vilde Gomes Demenezes | POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE ESPORTE EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO-BRASIL |
16h20 | 20-Planta 1 |
140 | Vilma Miranda De Brito | Vilma Miranda De Brito | TENDÊNCIAS E DESAFIOS DA GESTÃO DO PROCESSO ALFABETIZADOR NA CONTEMPORANEIDADE | 16h40 | 20-Planta 1 |
141 | Virgínio Sá | Virgínio Sá | A gestão no singular num agrupamento de escolas no norte de Portugal | 17h00 | 20-Planta 1 |
142 | Walisson Mariano Carvalho Silva |
Walisson Mariano Carvalho Silva |
O DIREITO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ANALFABETOS: REFLEXÕES SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DE SUA NEGAÇÃO | 17h20 | 20-Planta 1 |
143 | Wellington Silva | Wellington Silva | ANÁLISE DA EFICÁCIA ESCOLAR DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO DO CEARÁ |
17h40 | 20-Planta 1 |
144 | Wellynton Rodrigues Da Silva |
Wellynton Rodrigues Da Silva |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS INTEGRAIS DE SÃO PAULO: PRESCRIÇÕES OFICIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES |
18h00 | 20-Planta 1 |
145 | Wisllayne Ivellyze De Oliveira Dri |
Wisllayne Ivellyze De Oliveira Dri |
PLANEJAMENTO, APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO COMO PRINCÍPIO DE TRABALHO DA EQUIPE DE GESTÃO E DEMAIS PROFISSIONAIS DE UMA CRECHE UNIVERSITÁRIA ESTADUAL: DESENHO INICIAL |
18h20 | 20-Planta 1 |
146 | Wisllayne Ivellyze De Oliveira Dri |
Wisllayne Ivellyze De Oliveira Dri |
CENTROS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL E NA ARGENTINA: ESTUDO DE CASOS |
18h40 | 20-Planta 1 |
147 | Zilda Maria Da Silva Pavani |
Zilda Maria Da Silva Pavani |
SEMANA DA PÁTRIA UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE RESGATE E VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA. | 19h00 | 20-Planta 1 |