O histórico pedido de vista e declaração

de voto na aprovação da BNCC no CNE

O pedido de vista e declarações de votos das Conselheriras do Conselho Nacional de Educação, Marcia Angela da Silva Aguiar, Malvina Tania Tuttman e Aurina Oliveira Santana evidenciaram a velocidade da tramitação e aprovação da BNCC no CNE, inclusive com a aprovação de um requerimento de urgência que impossibilitou o exame mais acurado da matéria. Revelaram também os equívocos da construção da terceira versão do documento do MEC, bem como do processo de deliberação da BNCC no CNE que resultou na aprovação de um Anexo - Documento da BNCC do MEC , cuja versão final não foi devidamente avaliada pelos Conselheiros. . A impressão que ficou deste episódio é que o Conselho com tal prática, contestada apenas por três conselheiras, passou a ser uma correia de transmissão das decisões atuais do MEC.
Leia na sessão Documentos

Ebooks não sentem crise e

faturamento das editoras ultrapassa

R$ 20 milhões

Se a crise é sentida com força pelo mercado editorial, que experimenta retração consistente em quase todos os seus indicadores, o digital segue na direção oposta, registrando um faturamento crescente pelo terceiro ano seguido.

Os dados podem ser conferidos na recente edição da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sob encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Se por um lado as vendas de livros impressos despencam, por conta da crise econômica, a maioria dos brasileiros ainda não descobriu o formato digital. O que leva a concluir que o segmento tem muito espaço para crescer.